Com minha turminha de alfabetização aproveitei esta data para conversar sobre as profissões dos pais, valorizando a atividade que cada um desempenha. É uma oportunidade de conhecer um pouco mais das suas vidas e de observar os conceitos que as crianças apresentam em seus relatos orais. Muitas vezes, as atividades profissionais dos pais estão distantes da vida das crianças, que apresentam dificuldades em explicar o que eles fazem. Por exemplo:
"Meu pai trabalha na firma."
"O que ele faz lá?"
"Trabalha!"
Lembro que quando era criança adorava ir ao escritório do meu pai. Era um momento fantástico! Brincar de trabalhar... Mas o lugar que eu mais amava na empresa era o CPD - e veio daí meu interesse pelos computadores.
Gostaria que meus pequenos alunos vivessem essa experiência: conhecer o local de trabalho dos pais. E por mais humilde que possa ser o serviço, é um exercício de cidadania e dignidade. E uma possibilidade de ampliar as noções que as crianças têm sobre o mundo.
Depois da conversa, fizemos atividades de escrita a partir das profissões citadas, reconhecendo letra inicial, final, vogais e consoantes, nº de letras, formação de frases, ...
Compartilho aqui algumas sugestões que podem (e devem) ser adaptadas. Clique aqui para fazer o download do arquivo.
0 pessoas deixaram comentários!: