terça-feira, 28 de julho de 2009

Combate à Pedofilia na Internet

"Vamos alertar pais e filhos que no mundo virtual a pedofilia é real!"

Sou uma grande entusiasta do uso da internet na educação e acredito que ela seja um rico recurso para promover a aprendizagem, mas também sei dos perigos que ela oferece. Como costumo publicar por aqui sugestões de atividades que envolvam o uso de recursos digitais, acho adequado também falar um pouco sobre a segurança dos nossos jovens alunos.

Muitas vezes, na escola, nos preocupamos em ensinar como se usa o computador para fins pedagógicos, mas também temos a obrigação de conversar e alertar os alunos sobre os perigos da internet. Quando trabalho com adolescentes na informática não costumo proibir, mas conversar (MUITO) sobre a postura que devemos ter, o que devemos evitar e quais as conseqüências dos nossos atos (no mundo virtual ou não).

O programa CQC da Band, apresentou algumas matérias que eu acredito serem de grande utilidade pública, especialmente para os pais e professores. Elas mostram como, de fato, a pedofilia é real e está ao alcance de um clique.

No dia 13 de julho, o CQC apresentou uma matéria sobre Pedofilia na Internet mostrando como jovens e crianças são vulneráveis ao assédio de pessoas mau intensionadas (veja aqui o vídeo).

Nesta segunda, dia 27 de julho, foi apresentada uma nova matéria, desmistificando alguns fatos e mostrando que tanto meninos quanto meninas correm os mesmos riscos. Gostei muito das palavras do Marcelo Tas que tratou com seriedade este tema que tanto preocupa os adultos responsáveis por jovens que navegam livremente, fazendo um alerta para o risco da pedofilia na internet. Vale a pena assistir (especialmente o final) e ver até onde as coisas podem chegar:

Se quiser assistir o começo da matéria, clique aqui: parte 1

Para saber mais sobre o assunto, indico aos pais, professores e interessados, alguns sites que tratam sobre o assunto:

>> Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet

>> SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação

>> Cartilha: Navegar co segurança

Uma dica valiosa para proteger nossas crianças:

"Aprenda mais sobre a Internet. Peça para a criança ensinar a você o que sabe e navegue de vez em quando."

Outros posts sobre o assunto:



6 pessoas deixaram comentários!:

Hélia Barbosa disse...

Parabéns por esta postagem!!

Também sou defensora do uso do computador e da internet e acho que devemos usar as tecnologias a favor da educação, sim!!

Mas é essencial que estejamos sempre atentos e que sempre alertemos as crianças e adolescentes para o lado feio e ruim que, infelizmente, está aí!!

Beijão!!

Sindy disse...

É isso aí Helinha!
Trabalho de formiguinha, incansável e constante... e de olhos bem abertos para ver por onde andam as crianças!!!

Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

Olá !

Estou passando para te desjar um ótimo dia ... repleto de alegrias !

Beijos no ♥

Espero a tua visitinha, ok \o/

Shuly Marina disse...

Adorei a reportagem
Convido você a conhecer o meu cantinho, pois já sou sua seguidora com muito carinho, viu, beijos Shuly marina
http://ejanasuavida.blogspot.com/

Sindy disse...

Meninas, obrigada pelo carinho! É sempre bom receber manifestações de afeto...
Ainda mais com um tema tão pesado no post...
Bjks

Unknown disse...

Oi Sindy, tudo bem?
Sou Giovanna Carvalho da Edelman, agência de comunicação da Symantec.
Vi seu post e concordo quando diz que a pedofilia virtual é um perigo real. Apesar de diversas medidas terem sido tomadas para fechar o cerco a esses criminosos, a Web é um campo de atuação vasto e o anonimato é um fator que dificulta um pouco as investigações. Vou acompanhar sempre suas postagens e gostaria de convidá-la para visitar nosso perfil no Twitter que é atualizado diariamente com as últimas notícias sobre segurança na web e dados importantes de estudos e relatórios. Gostaríamos de contar com a sua participação para trocar idéias sobre o tema também, ok?

Um abraço, Giovanna
giovanna.carvalho@edelman.com