sábado, 3 de outubro de 2009

Dia das Crianças - Direitos das Crianças

Trabalho em uma escola localizada na periferia da cidade onde nem sempre as crianças podem viver sua infância. Por isso decidi trabalhar com o texto da Ruth Rocha, O Direito das Crianças, inspirada neste post do Mundinho da Criança. A partir do texto planejei as seguintes atividades:

1) Livrinho dos Direitos das Crianças:

Primeiro pensei em construir um livro com a turminha, ilustrando as estrofes do poema. Em rodinha, cada aluno deverá ler em voz alta para a turma o trecho que receber. Depois vai ilustrar e vamos juntar as páginas confeccionando um livro que será enviado para casa. Assim as crianças alfabetizadas podem ler para seus familiares e os que ainda estão em processo lerão junto com seus responsáveis.

Para ler o texto clique aqui.

Para fazer download do texto pronto para impressão, clique aqui.

2) Mural dos Direitos das Crianças

Para exercitar a escrita, vamos montar um mural para a escola. Utilizando imagens referentes aos Direitos das Crianças, cada criança vai escrever uma frase, tendo como referências a ilustração recebida e a leitura do livro da Ruth Rocha. Os desenhos serão expostos no mural do corredor principal para que todas as crianças da escola tenha acesso.

Clique aqui para fazer download das imagens prontas para impressão.

Se quiser outras imagens, coloridas e preto em branco, visite alguns álbuns no Picasa:

>> http://picasaweb.google.com.br/mfp.desenhos1/DireitosDasCriancas#

>> http://picasaweb.google.com.br/catequese.caminhando/DireitoDasCriancas#

>> http://picasaweb.google.com.br/evanildesechta/DIREITODASCRIANCAS2#

>> http://picasaweb.google.com.br/GEIZAGOMES/DIREITOSDASCRIANCAS#

3) Músicas: Canção de todas as crianças

Toquinho tem um CD inteiramente dedicado aos dez princípios dos Direitos das Crianças. Essa será a trilha sonora das nossas atividades. Para ouvir as músicas, visite o Espaço Educar, clicando aqui.

4) Deveres das crianças

Para completar a atividade, em grupos, os alunos vão escrever os 10 DEVERES DAS CRIANÇAS. Porque elas também devem construir o senso de responsabilidade. E depois vamos expor nossos deveres nas paredes da nossa sala de aula - assim os pais irão ver os compromissos que seus filhos assumiram no dia da entrega dos boletins.

Outros posts sobre o assunto:



3 pessoas deixaram comentários!:

Nilton disse...

Parabéns pelo blog.As sugestões de atividades são ótimas.
Acesse:
http://saladeleituraciep280.blogspot.com
garanto que irá gostar.
Um abraço

Sonia Regly disse...

Encontrei seu link, lá no Blog da Gládis Leal e resolvi vir aqui te conhecer.Adorei esse espaço cheio de cultura e informação.Te convido a visitar o Compartilhando as Letras:

www.compartilhandoasletras.com

Anônimo disse...

Oi Sintian!

Essas sua sugestões foram muito importantes para mim. estou trabalhando em uma escola que fica em uma comunidade bastante marginalizada. Trabalhar com os direitos das crianças foi muito legal e me ajudou a conquistar as crianças.

Obrigada por compartilhar seus saberes.

Abraços, Michelle