domingo, 3 de maio de 2009

Atividades para o Dia das Mães



Organizando as atividades para a semana do Dia das Mães encontrei muitas sugestões pela Internet. Disponibilizo aqui alguns arquivos para download.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Atividades para o Dia do Trabalho

Com minha turminha de alfabetização aproveitei esta data para conversar sobre as profissões dos pais, valorizando a atividade que cada um desempenha. É uma oportunidade de conhecer um pouco mais das suas vidas e de observar os conceitos que as crianças apresentam em seus relatos orais. Muitas vezes, as atividades profissionais dos pais estão distantes da vida das crianças, que apresentam dificuldades em explicar o que eles fazem. Por exemplo:

"Meu pai trabalha na firma."
"O que ele faz lá?
"
"Trabalha!"

Lembro que quando era criança adorava ir ao escritório do meu pai. Era um momento fantástico! Brincar de trabalhar... Mas o lugar que eu mais amava na empresa era o CPD - e veio daí meu interesse pelos computadores.

Gostaria que meus pequenos alunos vivessem essa experiência: conhecer o local de trabalho dos pais. E por mais humilde que possa ser o serviço, é um exercício de cidadania e dignidade. E uma possibilidade de ampliar as noções que as crianças têm sobre o mundo.

Depois da conversa, fizemos atividades de escrita a partir das profissões citadas, reconhecendo letra inicial, final, vogais e consoantes, nº de letras, formação de frases, ...

Compartilho aqui algumas sugestões que podem (e devem) ser adaptadas. Clique aqui para fazer o download do arquivo.