sábado, 17 de abril de 2010

Atividades para o Dia do Livro

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, data escolhida como homenagem ao grande escritor brasileiro Monteiro Lobato, resolvi organizar algumas atividades com os alunos, pois acho fundamental apresenta-lo às nossas crianças e incentivar a leitura de suas obras.

1º ano

>> Assistir à peça teatral* LIVRO COMESTÍVEL, adaptação de um trecho do livro A Reforma da Natureza, de Monteiro Lobato. Clique aqui para conhecer o livro. E clique aqui para ver outras obras de Lobato.

*[a encenação foi realizada pelas professoras da escola]

>> Confecção de um mini-livro com os trechos que os alunos mais gostaram. Eles vão copiar as frases construídas coletivamente e ilustrar.

>> Hora do Conto, com a bibliotecária da escola, com obras do autor.

>> Assistir a um episódio do Sítio do Pica Pau Amarelo. Ilustrar.

>> Confecção de fantoches de palitos dos personagens escolhidos pelas crianças. Fazer pequenas dramatizações com os fantoches estimulando a oralidade.

>> Fazer "livros comestíveis" com massa de pão doce junto dos alunos. Assar no forno da escola e comer na hora do lanche.

5º ano

>> Conversar sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo (descobrir o que os alunos já conhecem) e sobre seu autor: Monteiro Lobato. Ressaltar sua importância para a literatura infantil brasileira.

>> Falar sobre EMÍLIA. Perguntar: como pode uma boneca falar? Como isso aconteceu? Explorar as ideias dos alunos antes de mostrar as duas versões do dia em que a boneca Emília começou a falar: azzzzzzzzzzzzzzzzzziiiiiiiiii






>> Falar das características dessa boneca e ouvir/assistir o clipe da música EMILIA na versão de Baby Consuelo:




>> Escrever sua própria versão da PÍLULA FALANTE, inspirada ou não nas versões anteriores.

>> Assistir ao episódio da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS, que conta, entre outras aventuras, o dia que a boneca Emília começou a falar.

>> Passar a limpo a versão da história A PÍLULA FALANTE, fazendo a auto-correção orientada pela professora e aproveitando para comparar a sua versão com a do filme - se quiserem podem fazer modificações, acrescentando ou trocando informações.

>> Hora da leitura, na biblioteca, exclusivamente do obras de Lobato.

>> Fazer uma atividade de leitura e interpretação do texto O LIVRO COMESTÍVEL. Para ler o texto na sua versão original basta fazer download do livro aqui.

Para baixar as atividades que eu a minha colega Márcia organizamos, clique aqui.


OUTRAS IDEIAS

Muitas outras pessoas postaram em seus blogs atividades bem legais que podem ser realizadas durante todo o ano, não apenas para comemorar essa data. Eu reuni algumas no Google Reader e compartilho aqui:




E tem também algumas ideias de 2008 aqui no blog: http://bloguinfo.blogspot.com/2008/04/atividades-para-o-dia-do-livro.html

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!:

Compartilhe