domingo, 25 de julho de 2010

Segurança na internet


Sempre me preocupo com a segurança das crianças na internet, já escrevi sobre isso aqui no Bloguinfo. Mas ultimamente tenho me preocupado também com a segurança dos adultos. Tenho escutado vários casos de colegas que se envolveram em situações "complicadas" por ingenuidade ou falta de conhecimento.

Acredito que para orientar nossas crianças - seja na escola, seja em casa - devemos ter um mínimo de informação. Inspirada no recente caso da cantora Claudia Leite, que teve suas fotos usadas por uma garota de programa inglesa (leia mais aqui), fui atrás de informações que compartilho aqui:

>> A segurança na web depende do comportamento do usuário. Por isso procure navegar em sites confiáveis e tenha cuidado com links suspeitos.

>> Tenha cuidado ao divulgar suas informações pessoais. Procure se expor o mínimo possível. Especialmente em redes sociais como o Orkut ou Facebook.

>> Cuidado com email estranhos. Nem abra se você não conhece o remetente e muito menos clique em links suspeitos.

>> Sempre faça LOG OFF ao sair do seu email ou de alguma rede social. Não adianta só fechar a janela do navegador! Seus dados continuam acessíveis.

>> Evite repassar emails "inúteis", geralmente eles são contaminados e servem para disseminar vírus por aí. Mas se você gosta de repassar mensagens, pelo menos faça isso usando o recurso CCO (Cópia oculta) e apague a lista de emails que aparece no início da mensagem enviada pelo seu amigo(a).

>> Desconfie de pessoas em salas de bate-papo, especialmente se for uma sala pública. Seja prudente e tenha cuidado em divulgar seus dados.

>> "Não seja ingênuo. A internet é tão perigosa como uma rua escura à noite. Tome as precauções necessárias."


Não quero que as pessoas fiquem com medo e deixem de utilizar a internet. Bem pelo contrário, é utilizando os recursos digitais que vamos descobrir suas potencialidades e suas fragilidades. Gostei muito dessa frase do site Internet Segura:
"Enquanto a cultura do relacionamento virtual é estabelecida, as pessoas vão descobrindo como se comportar."
Então temos que experimentar a vida online para descobrir quais são os reais perigos e assim orientar melhor nossas crianças e jovens.



Para saber mais:

>> Como evitar que suas fotos sejam usadas sem sua autorização
http://internetsegura.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=298


>>
Uma lista do que não se deve fazer na internet
http://internetsegura.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=286

>>
O mundo da superexposição
http://internetsegura.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=166


>> Internet: Navegação segura: confira as dicas dos especialistas
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=1523


>> Dicas de segurança
http://www.internetsegura.org/dicas/dicas.asp

>> Saiba como educar as crianças para uma navegação segura na internet
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1125043-6174,00-SAIBA+COMO+EDUCAR+AS+CRIANCAS+PARA+UMA+NAVEGACAO+SEGURA+NA+INTERNET.html


>> Cadernos eletrônicos - Navegação Segura
http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_08_links.php

>> Navegue protegido
http://www.navegueprotegido.com.br/


E VOCÊ? O QUE PENSA DESSE ASSUNTO?
DEIXE REGISTRADO AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Outros posts sobre o assunto:



1 pessoas deixaram comentários!:

Aline Soares disse...

Olá! Adorei seu blog! Essa ideia de que devemos tomar cuidado na net deveria ser passado de verdade as nossas crianças! Parabéns!! Passe lá no meu blog tbm!! É novo e tá com uma enquete super bacana! Bjinhos e até a próxima...

Compartilhe