domingo, 29 de setembro de 2013

Assistindo o programa Truques da Mente da NatGeo, me dei conta por que que as pessoas não entendem metade do que ouvem! A neurociência explica...

Responda rápido:

De acordo com a Bíblia, quantos animais de cada espécie moisés colocou na Arca?

Dois? É o que pensam as pessoas pois associam as palavras “animais”, “Bíblia” e “arca”. Mas quem colocou animais na Arca foi Noé, não Moisés :-)

Isso acontece boa parte do tempo... imagina dentro de uma sala de aula! 

Para explicar a situação Herbert Simon trouxe a noção de racionalidade limitada, que diz que a nossa mente não é considerada um processador de informações perfeito, pelo contrário, está sujeita a limitações e faz o melhor que pode dentro desse cenário, gerando, às vezes, os vieses cognitivos. Temos limitações variadas, como falta de acesso a todas as informações necessárias para se avaliar uma situação, nosso sistema perceptual não é capaz de captar todos os aspectos do ambiente, temos uma quantidade limitada de energia para gastarmos com a cognição etc. Enfim, essas limitações nos levam a utilizar, muitas vezes, uma quantidade mínima de recursos cognitivos para que encontremos uma saída satisfatória, mas não perfeita de acordo com o modelo da racionalidade clássica, para nossos problemas. Essa noção ficou conhecida também como fast and frugal, porque corresponderia a um tipo de processamento mental rápido, econômico e simples e oposto a um processamento mais lento, cuidadoso e eficaz, que, contudo, consumiria muito tempo e energia, sendo menos comum.

Para treinar nosso cérebro há uma série de truques e desafios que nos deixarão mais atentos. Confira algumas dicas:
1) Sete maneiras de enganar seu cérebro
http://hypescience.com/7-maneiras-de-enganar-seu-cerebro/

2) Nossos atalhos mentais:
www.ierfh.org/br.txt/NossosAtalhosMentais2012.html

3) Teste sua esperteza:
http://matematica.no.sapo.pt/testeespert.htm

4) Teste de QI
http://www.supertextos.com/texto/Teste_De_Q.i/3171

5) Programa Truques da Mente:
http://www.natgeo.com.br/br/especiais/truques-da-mente

Fontes consultadas:

http://www.ierfh.org/br.txt/NossosAtalhosMentais2012.html

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: