sexta-feira, 3 de abril de 2015

Projetos sobre cordel


Pesquisando sobre o assunto, descobri inúmeros projetos sobre cordel. Vale a pena conhecer cada um:

CORDEL INTERATIVO
http://www.cordelinterativo.com.br/

O Cordel Interativo é um projeto que conta com ferramentas digitais de interatividade e comunicação, convidando estudantes, professores e a sociedade em geral a conhecerem e contribuírem com o fantástico universo da cultura popular brasileira. O projeto Literatura de Cordel, Tecnologia e Interatividade nas Escolas do DF usa ambientes digitais e redes sociais para aproximar os alunos da rede pública e a cultura popular brasileira.

Academia Brasileira de Literatura de Cordel
http://www.ablc.com.br/

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel é a entidade literária máxima a reunir, no Brasil, os expoentes deste gênero literário típico da Região Nordeste do país, com sede no Rio de Janeiro, e fundada a 7 de setembro de 1988.

CORDEL ANIMADO
https://www.youtube.com/channel/UCGr9TFCIdQLdRPtoL7bqt8g

Canal do YouTube, é um projeto integrado pela poeta Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigio. O projeto mistura contação de cordéis infantis com música e sonoplastia. Os textos são de autoria da poeta e cordelista Mariane Bigio, e trabalham temas educativos e divertidos, buscando promover a valorização da Literatura de Cordel e o apreço pela leitura, sempre mesclando a diversão ao aprendizado.

CASA DO CORDEL
http://casadocordel.blogspot.com.br/

A Casa do Cordel é um espaço organizado e mantido com o apoio e forças daqueles que compreendem a importância da cultura na formação de um povo.Visitamos e recebemos diariamnete estudantes, professores e outros interessados.

A poesia de cordel: aprendendo a fazer narrativas em versos
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18576

Plano de aula do professor Thyago Madeira Franca, com o objetivo de conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel; conhecer a estrutura da narrativa poética na poesia de cordel; desenvolver pesquisas e debates acerca das características regionais (região dos alunos); desenvolver a produção de textos que se enquadrem nas características da literatura de cordel. promover um recital de poesias de cordel.

MUNDO CORDEL
http://mundocordel.com/

Marcos Mairton da Silva, autor deste blog, iniciou sua obra literária no campo da Literatura de Cordel, passando depois a publicar obras em prosa e canções, sendo autor de letras e melodias.


Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!:

Compartilhe