sábado, 29 de agosto de 2015

Apliativos para criar podcast na escola

O podcast é um recurso que nos ajuda a disseminar o conhecimento na web através de produções de áudio. Que tal incentivar os alunos a fazer entrevistas ou gravar suas próprias falas sobre o conteúdo escolar?

Utilizando um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet, podemos trabalhar com os alunos na própria sala de aula, sem a necessidade do uso de computadores. A principal funcionalidade do aplicativo para a educação é justamente sua praticidade, sendo a edição dos arquivos de áudio facilitada. Dessa forma, cortar, arrastar e mixar partes de diferentes gravações se torna uma tarefa mais visual e interativa.

Separei alguns aplicativos para testar com os alunos:

Há várias possibilidades de uso de podcast na educação, pois essa é uma ideia que foge do tradicional esquema de sala de aula, lousa e giz, trabalho em grupo e cartazes, e serve de estímulo ao envolvimento em atividades propostas. Depende de cada educador ver como é melhor aplicado no seu caso. Produzir podcasts até parece uma tarefa difícil, mas não é. Com um gravador simples você pode incentivar alunos de qualquer idade a gravar uma entrevista, narrar uma história e, por que não, contar uma piada. Feito isso, é hora de publicar!

PARA SABER MAIS:
http://tvescola.mec.gov.br/tve/post?idPost=7567
https://www.institutoclaro.org.br/reportagens-especiais/use-os-podcasts-como-ferramenta-de-aprendizado/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!:

Compartilhe