sábado, 16 de abril de 2016

Filosofia no YouTube: 8-Bit Philosophy

Nessa época de sucesso de canais no YouTube, encontrei um adorável: para conhecer e inspirar. Os episódios do 8-Bit Philosophy estão disponíveis no YouTube (acesse aqui, em inglês) e foram criados por Jacob S. Salamon e Jared F. Bauer.

Os dois cineastas norte-americanos se perguntaram o que os filósofos Platão e Jean Paul Sartre têm em comum com games do Nes, videogame da década de 1980? E isso deu origem a uma série de vídeos educativos unindo teorias muitas vezes difíceis com jogos clássicos. Os criadores acharam divertido unir games e filosofia e viram um público potencial na grande quantidade de vídeos dedicados a games no site de vídeos.

A primeira animação usou gráficos de "The Legend of Zelda" para dar conta da alegoria da caverna, de Platão. Logo personagens de Mario viraram proletários explorados que explicam teorias de Karl Marx e o azulão Megaman se viu atirando no vilão Willy para entender conceitos de Friedrich Nietzsche. Immanuel Kant e o jogo de tiro Contra se fundiram em "Kantra - Os humanos operam como computadores?". Conceitos de René Descartes, Martin Heidegger, Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir e outros filósofos também são abordados.

Confira um episódio:


Conheça o Canal:

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!:

Compartilhe