segunda-feira, 20 de março de 2017

Minetest - Usando o Minecraft na Educação

Minetest é um jogo inspirado em jogos como Minecraft, Infiniminer, e outros semelhantes. Ele é um software livre e de código aberto, por isso optei por utilizá-los em minhas aulas.

Hoje estamos começando um novo projeto, com uma turma de 3º ano que já conhece o jogo, pois usou no ano passado quando estavam no 2º ano. A proposta é criar duplas misturando os estudantes que já conhecem com aqueles que estão começando.

A regra é simples: não pode colocar a mão nem no mouse, nem no teclado, para ensinar o colega.

Se você ainda não conhece o Minetest, separei alguns vídeos que podem ajudar:





Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

Rafael Vicente disse...

Boa tarde Sintian Schmidt. Não conheço esse aplicativo e queria saber se você associou com algum conteúdo e se sim, quais foram. Estou pensando em usar com meus alunos. Abraços.

edsonreichert disse...

Olá, tudo bem?
Estou pesquisando um jogo semelhante ao Minecraft para usar na educação.
Acabei encontrando o MineTest e assim cheguei ao seu Blog.
Pelo que vi você usa pelo menos desde o ano passado.
Tem conseguido resultados legais, criações e interações dos alunos?
Conheço pouco do universo Minecraft mas sempre me interessei por causa das possibilidades de criação.
Desde já obrigado e parabéns pelo trabalho.
Difícil encontrar um trabalho diferenciado assim no meio de tantos blogs repetitivos com listas de atividades.
Abraço.