terça-feira, 31 de outubro de 2006

::O mundo digital chega às escolas::

Leia uma entrevista exclusiva com Frederic Litto, especialista em educação a distância que mostra como a tecnologia pode ser aliada da escola. Seus alunos podem, por exemplo, conversar em tempo real com personalidades do mundo todo.

Confira um trecho da entrevista:

"A escola deixou de ser o único lugar onde os alunos buscam conhecimento. Na era da internet, a garotada leva à sala de aula novidades e informações que pesquisam no computador de casa, de um amigo, de um cyber café ou da própria escola. Por isso, é necessário descobrir maneiras de auxiliar os alunos a aprender cada vez mais por meio das inúmeras ferramentas que o mundo digital oferece."

Confira a entrevista na íntegra clincando aqui.

Fonte: Revista Nova Escola

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

::Emília Ferreiro fala sobre Internet na escola::


Discípula do psicólogo suíço Jean Piaget, a psicolingüista argentina Emilia Ferreiro foi quem cunhou o termo “construtivismo”. Aos 69 anos, empolgada com as possibilidades que as novas tecnologias oferecem, ela concedeu uma entrevista ao jornal Estado de São Paulo. Confira trechos:

Com a Internet, o problema não é tanto ser linear ou não. O problema é o seguinte. Eu busco, acho um site, que tem um link para outro lugar, e dele vou para outro, e em pouco tempo já nem sei o que buscava. Sou um barco perdido no meio do mar sem porto de chegada. Uma das dificuldades é que cada opção abre outras opções. É muito fácil se perder e o desafio é manter o objetivo da busca diante de uma multiplicidade de opções. É uma coisa que a escola nunca ensinou. Outra coisa é que busco e aparecem cem opções, como escolho? Com que critérios seleciono? O problema da reação aos buscadores é que pensamos que existe alguém por trás que saiba tudo e me mostre tudo e me leve a tudo. E não é assim. Um dos problemas sérios é aprender a duvidar da Internet, que nem sempre me traz o que busco. Para navegar eficientemente na Internet é preciso ter uma série de atitudes novas, tomar decisões rápidas e extrair informação.

Não tem de ler como se ensinava antes na escola, começava do início e seguia até o fim da página. Isso é interessante, porque na Internet, numa busca, é diferente, tem de ter critérios e selecionar, ler de todos os pontos. Uma coisa que se está discutindo seriamente são esses critérios de confiabilidade da Internet. (...)


Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui

Fonte: Educarede

sábado, 28 de outubro de 2006

::Frase do Dia::




"A causa real da maioria de nossos grandes problemas está entre a ignorância e a negligência."
Goethe

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

::Participe desta campanha::

::Frase do Dia::


Vivemos em uma sociedade da aprendizagem,
na qual aprender constitui uma
exigência social crescente
que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e
cada vez se fracassa mais na
tentativa de aprender.
Juan Ignacio Pozo

::Dica de leitura::

Vale a pena a leitura do artigo "A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento", de Juan Ignacio Pozo.

Ele trata sobre as questões da aprendizagem em nossos tempos:

"Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados? Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal."

Para ler o artigo na íntegra acesse http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

::Mapas Conceituais::

::LINKS::

***** >> http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/
Portal sobre Mapas Conceituais na Educação do LEAD/ UFRGS

*** >> http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
Tutorial UFRGS – definição, utilização, exemplos…

>> http://br.geocities.com/confrajolas/mapas.htm
>> http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/mapas.htm
Vários links: download do CMap, exemplos, noções básicas, como trabalhar,...

>> http://www.minerva.uevora.pt/rtic/eacompanhado/
mapas.htm
(Portugal)
Guia completo : O que são Mapas de Conceitos - Mapas Conceptuais - para quê - Construção de Mapas de Conceitos - Classificação de mapas de conceitos - Conceitos relacionados - Actividades - Recursos para saber mais sobre Mapas de Conceitos

>> http://www.emack.com.br/info/apostilas/nestor/nestor.php
Diversos links

>> http://br.geocities.com/ivanete20032002/mapas.htm
Apresentações de slides

>> http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapas_Conceituais
Wikipédia – Mapas Conceituais


::ARTIGOS::

***>> http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/
nfa/tetxt5.htm

Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem
- Ítalo Modesto Dutra

*** >> http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA1

*** >> http://br.geocities.com/confrajolas/Aplicacoesde
MapasconceituaisnaEducacao.pdf

Aplicações de Mapas Conceituais na Educação como Ferramenta MetaCognitiva

*** >> http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/criacao/
mapas_prof.pdf

Uma proposta de uso dos mapas conceituais para um paradigma construtivista da formação de professores a distância - Ítalo Modesto Dutra, Léa da Cruz Fagundes, Alberto J. Cañas

>> http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html
Mapas conceituais como instrumentos didáticos

>> http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/
2006/03/a_geografia_do.html

A geografia do conhecimento: Mapas Conceituais

>> http://scholar.google.com/scholar?q=mapas%20
conceituais&hl=pt-BR&lr=&oi=scholart

Artigos acadêmicos no Google

>> http://www.minerva.uevora.pt/rtic/eacompanhado/
meta_cogni.htm

Metacognição

>> http://www.emack.com.br/info/apostilas/nestor/
mapas_conceituais.pdf

MAPAS CONCEITUAIS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSECUÇÃO DO CURRÍCULO

>> http://www.timaster.com.br/revista/colunistas/
ler_colunas_emp.asp?cod=730

Mapas conceituais e EAD

>> http://server.fsc.ufsc.br/ccef/port/03-1/artpdf/a3.pdf
MAPAS CONCEITUAIS – o que são, para que servem,... - Marco Antônio Moreira / UFRGS

*** >> http://www.emack.com.br/info/apostilas/nestor/
usando.pdf

::Livros animados::

Aqui você encontra livros animados em inglês e espanhol.
Ótimo para professores de línguas e inspirador para todos os educadores.
Visite:




Fonte: BookBox

::Frase do Dia::


Há UM caminho simples: proibir.
Há o caminho correto: educar.
Gilberto C. Leifert

sábado, 21 de outubro de 2006

::DOSVOX na Nova Escola::

O conteúdo do site da revista NOVA ESCOLA está disponível no DOSVOX. É o primeiro da imprensa brasileira a dispor integralmente o seu conteúdo para pessoas com deficiência visual que utilizam o sintetizador de voz DOSVOX.

O DOSVOX é um sistema para microcomputadores que se comunica com a pessoa que tem deficiência visual por meio de síntese de voz. O software é gratuito e foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Confira a novidade e divulgue entre seus amigos!

Fonte: Nova Escola

::Frase do Dia::


"Entender é sempre limitado, mas não entender pode não ter fronteiras."

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

::Curso online mais umas coisinhas...::

Dica da Carla no Lua Internauta:

Inscrições abertas no edukabr para um curso online gratuito de literatura na sala de aula:
O lugar da literatura na leitura da sala de aula - Contando História"
O portal oferece outros cursos online, é só dar uma passadinha por lá... Portal Edukbr
E você também encontra um espaço "powerpoint", uma área na qual eles disponibilizam diversas apresentações feitas para e por professores ou pelo próprio portal.


Fonte: Lua Internauta

terça-feira, 17 de outubro de 2006

::Interação nos blogs::

Hoje fiz um comentário lá na Comunidade Blogs Educativos sobre a importância da interação nos blogs. Vou deixa aqui também:

"Tenho que concordar também! Sem a interação os blogs viram meros sites. E não é isso que queremos, não é?
Acho que vou começar uma campanha "comente no blog", como os jovens fazem! Se todos
nós já tivéssemos esta cultura incorporada, certamente formaríamos novas redes todos
os dias...mas sei o quanto escrever é difícil... podemos perceber aqui pela lista:
quantos apenas a visitam? Sei que isto também é válido, entendo que temos centenas de
compromissos diários, que o tempo é algo raro, mas se não fizermos um pequeno esforço
acabamos caindo no velho paradigma da trasmissão - aquele em que o professor fala e o
aluno ouve - mesmo não sendo alunos neste contexto, acabamos tendo uma postura passiva
de recepção...apenas recebemos informação, mas pouco interagimos com ela e
dificilmente a transformamos em conhecimento!
Elogio muito a iniciativa da UFRGS em inserir o uso das tecnologias nos cursos de
formação de professores. Assim temos a chance de criar a cultura das TICs integrada
aos currículos. "



::Começa o Encontro Nacional Online do ProInfo::

Atenção pessoal: inicia nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, o I Encontro Nacional Online da Comunidade ProInfo.





Além da possibilidade de participação online, as apresentações serão disponibilizadas para visitas após o evento, em arquivos de áudio, vídeo e slides.

Você pode conferir outras informações sobre o evento:

>> CRONOGRAMA

>> FOLDER

>> ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fonte: Comunidade ProInfo

domingo, 15 de outubro de 2006

::Mensagem aos professores::

::Dia do Professor::


Como esta data é muito importante para mim... não poderia deixá-la passar em branco.

Entre as muitas mensagens que recebi hoje, destaco a entrevista de Rubem Alves, publicada no site Universia. Vale a pena ler ela na íntegra, deixo aqui apenas um trecho:

"JT Pergunta: O Dia do Professor ainda é uma data a ser comemorada?

Rubem Alves: O melhor presente para o Dia do Professor seria a garantia de espaço para que pudessem trocar experiências, que tivessem pelo menos uma hora por semana para si, sem ter de cumprir tarefas burocráticas. Os políticos pensam que o problema da Educação é resolvido com a inauguração de escolas ou com o aumento do salário. O aumento do salário é importantíssimo, mas só dar mais dinheiro não resolve o problema, é preciso mudar a cabeça dos professores, que estão presos a currículos que vêm de cima, e estes, por sua vez, estão atrelados ao vestibular - coisa mais besta do mundo. Nem o Lula nem o Alckmin passariam no vestibular e não é porque são burros, mas porque têm memória inteligente, diferente do que o vestibular exige: um conteúdo decorado que ninguém mais lembra depois de um mês da prova.

JT Pergunta: Mas o que você quer dizer com 'mudar a cabeça dos professores'?

Rubem Alves: São várias coisas. Uma condição para ingressar no magistério deveria ser amar a criança, mas muitos o escolhem apenas para conseguir emprego. A inércia também é um problema, pois muitos se acomodam a um determinado sistema. A única maneira que vejo para mudar a cabeça desses professores é falar, é fazer com que essas pessoas descubram que a Educação é uma coisa maravilhosa. Acho um absurdo aqueles professores que não conseguem manter a disciplina. Se as crianças estão indisciplinadas é porque aquilo que têm em aula não interessa. Gosto de 'botar minhoca' na cabeça dos professores para que tentem sair da rotina. Imagine que chato é ter de seguir o mesmo currículo ano após ano."

Fonte: Universia

sábado, 14 de outubro de 2006

::Frase do Dia::


"O homem sempre é mais forte se a outro homem se aliar"
Carlos Nejar

sábado, 7 de outubro de 2006

::TRAVERSE::


Este é um jogo cheio de lógica e está na revista Nova Escola de outubro. Com este jogo de tabuleiro, as turmas se divertem e aprendem a observar e antecipar os próprios passos e os dos adversários para vencer. O objetivo de cada participante é levar peças que se movimentam de maneira diferente para o lado oposto.

Visite a página na internet e, além de ler a matéria, assista o vídeo mostrando uma partida comentada de traverse.

Fonte: Nova Escola On Line

::Frase do Dia::


Não menos do que o saber, agrada-me duvidar.

Dante Alighieri

terça-feira, 3 de outubro de 2006

::Frase do Dia::



"Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e
a retidão como um caudaloso rio."

Martin Luther King (1929-1968)

::Blogs e a Fragmentação do Espaço Público::


O livro de Catarina Rodrigues, recém lançado, está disponível para download em Livros LabCom.

>> Resumo:

A fragmentação do espaço público referida neste livro manifesta-se sobretudo através da publicação individual permitida pelas potencialidades dos blogs e é justificada em cinco capítulos.

As possibilidades permitidas pelos blogs colocam-nos perante um alargamento do espaço público, no âmbito da apresentação de diferentes pontos de vista sobre determinados assuntos. Simultaneamente, a comunicação é feita de forma cada vez mais segmentada e consequentemente fragmentada. A fragmentação referida neste livro manifesta-se sobretudo através da publicação individual permitida pelas potencialidades destas ferramentas comunicacionais e é justificada em cinco capítulos. A fragmentação do espaço público, o regresso de uma subjectividade opinativa, a relação entre blogues e jornalismo, a presença destas ferramentas nas mais diversas áreas e a emergência de novas identidades são as principais temáticas abordadas.

Fonte: Pedablogia

::Pesquisa Blogosfera Brasil::


A pesquisa sobre a Blogosfera no Brasil pretende ser um recorte da realidade 'blogueira' do país, tentado dar cientificidade a nossa prática. O povo responsável pela pesquisa "acredita que ninguém melhor para falar sobre blogs do que aqueles que estão dentro da blogosfera, e que já estava na hora de a gente conhecer um pouco mais sobre nós e essa tal blogosfera."

Para conhecer os resultados, visite:

http://www.verbeat.org/pesquisablogosferabrasil/