segunda-feira, 9 de julho de 2007

::Aplicação de Mapas Conceituais em Sala de Aula::

Essa dica é da Jaque, lá no blog Informática na Educação :

Já conhecemos os Mapas Conceituais, mas muitas vezes deixamos de usá-los por falta de um programa adequado. A dica da Microsoft mostra uma possibilidade de como construir um utilizando a apresentação de slides. Com um tutorial detalhado, não tem como ficar com dúvidas... É só colocar a mão na massa!!! Agora acho que vou construir um tutorial utilizando o Impress!!!

"Os mapas conceituais podem ser utilizados como uma estratégia de estudo já que, inclusive na sua confecção, o aluno tem acesso ao conteúdo e pode administrá-lo da forma que achar mais coerente. Com as informações em mãos, ele deverá julgar o que é mais ou menos importante para a realização do trabalho, levando em consideração que tipo de conhecimento que se quer representar.

Semelhante aos diagramas, os mapas conceituais, ligam conceitos e descrições por meio de palavras-chave sobre um mesmo tema. São construídos constituindo uma forma hierárquica, ou seja, do mais abrangente conceito, seguido por um intermediário, até o mais restrito e é, sobretudo, uma poderosa ferramenta para diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

Dê a chance de seus alunos entrarem em contato com um tipo de estudo diferenciado. Você vai ver como isso pode mudar a maneira que eles enxergam os estudos."

Veja mais em: Aplicação de Mapas Conceituais em Sala de Aula

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: