Na segunda aula da Escola de Férias, começamos a trabalhar com as medidas de comprimento. Já que estamos explorando o corpo, esquema corporal, o nome, decidimos trabalhar com as medidas do corpo. Começamos assim:
Planejamos muitas atividades. Para acessar o material da aula 2, clique aqui. Para saber mais sobre o assunto, indico o material que utilizei:
>> Proletramento Matemática - fascículo 5
>> Geemac - Grupo de Estudos de Educação Matemática e Científica
O post continua aqui:
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 5
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 4
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
Quais números que estão presentes em nossa vida?
Eu tenho ............... anos.
Faço aniversário no dia ............... do mês de ........................................
Eu nasci no ano de ....................
Meu sapato/tênis é número ..............
Eu tenho ............... centímetros de altura.
Como vamos descobrir nossa altura?
Faço aniversário no dia ............... do mês de ........................................
Eu nasci no ano de ....................
Meu sapato/tênis é número ..............
Eu tenho ............... centímetros de altura.
Como vamos descobrir nossa altura?
Cortar um barbante correspondente a altura de cada aluno e identificar com seu nome. Medir o barbante com palmos, pés, polegas antes de apresentar o metro. Socializar as descobertas e fazer diversas brincadeiras com o barbante.
Planejamos muitas atividades. Para acessar o material da aula 2, clique aqui. Para saber mais sobre o assunto, indico o material que utilizei:
>> Proletramento Matemática - fascículo 5
>> Geemac - Grupo de Estudos de Educação Matemática e Científica
O post continua aqui:
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 5
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 4
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 3
>> Atividades com medidas de comprimento - Parte 2
11 pessoas deixaram comentários!:
[:X]descupe mais naum achei o que eu preucurava mais adorei site♥
De qualquer forma, obrigado pela visita ;->
achei muito pouco o conteudo,,,,,
Site legal, mas não encontrei o que eu procurando.
Podre não gostei o conteúdo é muito pouco,e outra nem parece matéria de 5° ano?!
Não explica nada,e só de uma aulinha dada por vcs!!!
Uê? Cadê a criatividade? Que criança ou adulto vai ter interesse
em passar a outras pessoas esse link?
Olá Steffany
Você tem toda a razão: NÃO É MATÉRIA DE 5º ANO!!!
Se você tivesse lido todo o contexto saberia que essa atividade foi desenvolvida com crianças de 6 e 7 anos. Não há a indicação no post de que era uma atividade para 5º ano!!!
A explicação da aula está no link (que você nem visitou) e na sequência de links apresentados, pois essa foi somente a primeira atividade.
Criativa ou não, o objetivo da aula foi atingido: introduzir as primeiras noções de medidas de comprimento.
Uma pena que ela não foi útil para você!
Grande Abraço
Sintian
Monica Vieira(professora de educação infantil e ensino fundamental)atualmente estou trabalhando com turmas de 1º e 3º ano e adorei sua sequência de atividades com medidas de comprimento, algumas coisas até já fiz, pois estou sempre pesquisando para inovar minhas aulas e ver os olhinhos dos meus alunos brilharem a cada novidade que levo para sala, mas a ideia de utilizar a história do Monteiro Lobato é novidade pra mim portanto este ano colocarei em prática e deixo meu email para que possamos trocar e enriquecer anossa prática pedagógica. Um abraço!!
Esqueci do email: monicavieira1975@bol.com.br ( mande sugestões,adoooooro!!!)
Syndi,gostei do seu blog, não deixe que comentários vazios e desprezíveis te abale ,é porque essas pessoas não conseguem ver o sucesso de outras.
Beijossss!!!
Adorei o blog, parabéns pelo trabalho!
Olá, adorei as atividades, sou professora do Tempo Integral no laboratório de matemática e achei muito legal, mostrei para a coordenadora e ela também adorou. Estou começando agora como professora, por isso estou pesquisando muito. Não se preocupe com pessoas que querem pegar aula pronta e só sabem reclamar. Se são tão boas assim, porque não montam um blog próprio? Prof. Jo