sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Projeto de leitura: Contos e lendas, ampliando horizontes

Durante o segundo trimestre nossa escola participou do Projeto Monteiro Lobato, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura através da Biblioteca Pública de Caxias do Sul. Nós optamos por trabalhar com lendas e contos das culturas indígena, africana, chinesa e japonesa. Dividimos nossas 8 turmas em duplas e cada uma ficou responsável por uma das culturas. Se você quer conhecer o projeto inteiro clique aqui.

Eu e a profe Lilian ficamos com a cultura africana. Foi um trabalho sensacional que integrou as duas turminhas do segundo ano. E está de acordo com as leis 10.639/2003 e 11.465/2008 que inclui no currículo o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Algumas atividades realizadas:

- Localização da África: características físicas, culturais e históricas
- Conto: Chuva de Manga
- Construção de histórias em quadrinhos
- Conto: As tranças de Bintou
- Interpretação e ilustração do conto
- Conto: Koumba e o tambor Diambê
- História do tambor e sua importância nas tribos africanas
- Confecção de tambor
- Músicas africanas
- O negro na nossa sociedade
- Capoeira: histórico e demonstração
- Escravidão no Brasil: Zumbi
- ARTES: aspectos culturais, leitura de imagens de obras de arte africanas, apreciação de paisagens e do povo africano e de estampas africanas. Confecção de indumentárias de TNT ilustradas com estampas africanas.

Outros posts sobre o assunto:



3 pessoas deixaram comentários!:

krika disse...

Interessantíssimo o projeto. Gostaria de conhecer os contos e textos.~Vc não poderia postar?
Seria tão legal pra nós...

Sindy disse...

Oi Krika
Esse é o plano, só preciso de um tempinho para me organizar!
Bjinhus

Anônimo disse...

Amei este projeto, estou trabalhando com minha turminha do 2º ano A e está sendo de grande importância para desenvolver meu projeto ajudou a ampliar minhas idéias.Bjokas a todos.