sexta-feira, 29 de abril de 2011

Atividades para o Dia das Mães 2011

O Dia das Mães está chegando e as escolas sempre organizam uma comemoração especial. Na minha é tradição oferecer um chá, com direito a desfile de modas e quitutes saborosos. Encontrei no Pra Gente Miúda uma ideia de cartão perfeita para a ocasião:



Dá para adaptar a ideia utilizando diversos materiais: fazer com folha de desenho e deixar as crianças enfeitarem; usar EVA; fazer flores de dobradura; etc.

Confira outras sugestões aqui:



Mensagem para o Dia das Mães

Preparei essa mensagem para o Dia das Mães usando o Wordle:


A ideia é simples e pode ser feita com os alunos pequenos no Laboratório de Informática da escola: liste palavras referentes ao tema (pode ser usado o nome de cada uma), digite no programa e formate o tipo da fonte, cor e direção do texto. Pronto!

Também é possível fazer isso em uma apresentação de slides (PowerPoint ou Impress). Digite as palavras em caixas de texto isoladas, formate cada uma e mexa na direção do texto para conseguir o mesmo efeito.

Esses eu fiz usando o Impress:


domingo, 24 de abril de 2011

Dicas Impress - Apresentação de Slides no Linux Educacional

O Impress é o programa de apresentação de slides, similar ao PowerPoint, e que está disponível no Linux Educacional. Ele oferece inúmeras ferramentas que podemos utilizar para favorecer o interesse e a curiosidade, possibilitando a criação de atividades desafiadoras capazes de mobilizar as capacidades cognitivas dos alunos.

O software pode ser utilizado por professores na construção de material didático para uso com projetor multimídia, além de apresentações ricas em recursos como hyperlinks, animações, imagens 3D, áudio e vídeo. A sugestão, contudo, é que um aplicativo com tantas possibilidades não fique limitado a apenas um tipo de utilização.

A partir de um planejamento é possível propor aos alunos práticas pedagógicas diferenciadas que unam conteúdos a desafios interessantes, como jogos, passatempos, elaboração de histórias com imagens e animações, etc.

::ALGUMAS DICAS::

1) ANIMAÇÕES sobre assuntos diversos:
http://educacao.caxias.rs.gov.br/mod/resource/view.php?id=39

2) Site do Linux Educacional - Módulo 3: Impress
http://educacao.caxias.rs.gov.br/mod/resource/view.php?id=39

3) Tutorial Impress UFRGS
http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/impress/

4) VÍDEO: Planejando sua apresentação
http://youtu.be/eTuRIaZyT3o








sábado, 23 de abril de 2011

Atividades do filme RIO



O filme RIO pode render uma série de atividades com os pequenos. A história da ararinha-azul (não é diminutivo, viu? é o nome popular) pode desencadear um estudo sobre os animais silvestres e o risco de extinção, assim como alerta para não se ter um animal de estimação silvestre.

Preparei alguns materiais que podem ajudar:

PARTE 1:
Depois de assistir o filme explore a história e os personagens. Veja as sugestões aqui.

PARTE 2:
Os principais personagens da história são aves. Quais são suas principais características? Organize uma pesquisa sobre AVES, veja algumas ideias aqui.

PARTE 3:
Que tal conhecer as espécies reais que originaram os personagens do filme? Veja o que podemos fazer na escola aqui.

PARTE 4:
A ararinha-azul, principal personagem da história, é um animal silvestre da fauna brasileira em extinção. Aproveite para tratar desse tema em aula. Aqui você vê o que pode fazer.

Atividades do filme RIO - Parte 1


Você já levou sua turminha ao cinema para assistir o filme RIO? No YouTube é possível acessar um canal com cenas exclusivas e o trailer oficial. Veja aqui: http://www.youtube.com/rioofilme

1) Se vocês já assistiram o filme podem reconstruir a história coletivamente com os alunos pequenos (em fase de alfabetização) ou através de ilustrações.



2) Se você ainda não viu, pode acessar o canal oficial do filme no YouTube (http://www.youtube.com/rioofilme) para ver o trailer oficial e cenas exclusivas. Depois tentem escrever a história, imaginando o que aconteceu com Blu, a ararinha-azul. Assim que o filme sair em DVD é possível comparar a versão criada com a original.


3) Os personagens da história são um show a parte. Muitas atividades podem ser realizadas com eles. No site oficial (http://www.rio-ofilme.com.br) há uma breve descrição de cada um.
a) Sorteie um personagem para cada aluno fazer sua descrição.
b) Construa fantoches de palitos para que os alunos apresentem os personagens, lendo a descrição feita ou descrevendo oralmente suas características - explore a oralidade com os pequenos.
c) Os alunos podem desenhar os personagens. recortar e colar nos palitos para confeccionarem seus próprios fantoches. Ou use imagens prontas com os menores.


4) Ainda com os personagens dá para criar atividades de alfabetização, recortando e colando o nome deles e frases sobre suas caraterísticas.



5) Também é possível crir quebra-cabeças com as imagens do filme. Eu uso o Dumpr Puzzle para isso. Essa atividade pode ser feita no Laboratório de Informática da escola.




Confira as outras atividades aqui:

  • Parte 2
  • Parte 3
  • Parte 4

Atividades do filme RIO - Parte 2


Os principais personagens do filme RIO são AVES. Aproveite o filme para iniciar um projeto de estudos sobre esses animas.

1) Liste as dúvidas e certezas da turminha em um cartaz. Eu costumo fazer isso coletivamente com os alunos em fase de alfabetização, mas os alunos maiores podem fazer a pesquisa divididos em grupos.

O QUE NÓS SABEMOS SOBRE AS AVES?
O QUE GOSTARÍAMOS DE SABER?

2) Organize a pesquisa para encontrar as respostas para as dúvidas e curiosidades que os alunos apontaram. Durante o trabalho sempre encontramos novas informações que geram novas perguntas. Use a biblioteca da escola e a internet. Alguns links para ajudar:

Especial sobre Aves - Smartkids

Mundo dos animais - Canal Kids

Aves – Wikipédia, a enciclopédia livre

Aves - Ciências - UOL Educação

Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil

3) Organize uma forma diferente de registrar as descobertas: cartazes, albuns, blogs, wikis, etc. Ouça as ideias das crianças e adapte a sua realidade.

4) Existem algumas webquests prontas que podem ser adaptadas para ajudar na pesquisa:

http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-2/2-9/index.htm


http://agrupamento-fajoes.pt/webquest/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=94&id_pagina=2


http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=2142&id_pagina=1

http://www.astrobyte.com.br/animais.html

Atividades do filme RIO - Parte 3


Os personagens do filme RIO foram inspirados em espécies que existem na fauna brasileira. Antes de criar os personagens, o diretor Carlos Saldanha viajou até o Rio de Janeiro para conhecer diferentes espécies no zoológico da cidade. Vamos conhecer também?

FILME NATUREZA
jade blu rio (Foto: Divulgação)
Jade e Blu (Foto: Divulgação)


ararinha rio (Foto: Loro Parque Fundación/ Save Brasil/ Divulgação)
Ararinha-azul ou Cyanopsitta spixii (Foto: Loro Parque Fundación/ Save Brasil/ Divulgação)
Blu é maior do que Jade e seu azul é mais escuro, lembrando outra espécie diferente da ararinha-azul: a arara-azul-de-lear. Saldanha diz que o personagem é um “híbrido” das espécies, recurso necessário para diferenciar macho e fêmea no filme. São originários da Mata Atlântica no Rio de Janeiro e têm patas com dois dedos virados para frente e um para trás. Usa bico para escalar e subir em galhos. Existia até 2000 em uma área reduzida de Caatinga perto do município de Curaça, na Bahia. Até pesquisadores têm dificuldade para diferenciar macho e fêmea sem analisar o indivíduo de perto. Na natureza, pertencem à família dos psitacídeos, que têm patas com dois dedos virados para frente e dois para trás. Alimenta-se de sementes e frutas. Usa o bico para escalar e subir em galhos.
rafael rio tucanuçu (Foto: Divulgação)
Raphael (Foto: Divulgação)

tucanuçu, rio (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação)
Tucanuçu ou Ramphastos toco (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação)
Vive na Mata Atlântica do Rio de Janeiro e a personagem fêmea, companheira de Rafael, é mais colorida do que ele. Pratica voos rasantes e tenta ensinar Blu a voar. Ocorre no Pantanal e é alvo do tráfico de animais. Na natureza, macho e fêmea são idênticos. Faz voos curtos de uma árvore a outra, sem capacidade para longas distâncias.
rio (Foto: Divulgação)
Pedro (Foto: Divulgação)


cardeal rio (Foto: Adriano Becker/ Save Brasil/ Divulgação)
Cardeal ou Paroaria coronata (Foto: Adriano Becker/ Save Brasil/ Divulgação)
Vive na cidade do Rio de Janeiro e tem crista vermelha. Tem distribuição ampla no Brasil, se alimenta de sementes, tem crista vermelha e é uma ave canora, alvo de passarinheiros ilegais ou registrados que a criam para participar de concursos de canto.
RIO (Foto: Divulgação)
Nico (Foto: Divulgação)


canário da terra (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação)
Canário-da-terra ou Sicalis flaveola. (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação)
Vive na cidade do Rio de Janeiro. Tem distribuição ampla e vive sobretudo em áreas abertas. Se alimenta de sementes e insetos e é uma ave canora, alvo de passarinheiros ilegais ou registrados que a criam para participar de concursos de canto.
nigel rio (Foto: Divulgação)
Nigel (Foto: Divulgação)


rio (Foto: photokai/ Flickr Creative Commons)
Cacatua-da-crista-amarela ou Cacatua sulphurea (Foto: photokai/ Flickr Creative Commons)
Agressivo, Nigel é o vilão do filme e ajuda traficantes ilegais de animais silvestres. Originária da Austrália, existe no Brasil em cativeiro e não é agressiva nem predadora.



Depois de conhecer as aves do filme que tal observar as espécies que vivem próximas a escola ou da casa dos alunos? Elas podem ser fotografadas e dar origem a uma pesquisa sobre suas espécies, características, etc.

Atividades do filme RIO - Parte 4: Extinção dos animais silvestre


O filme RIO trata, explicitamente, do grave problema do tráfico de animais silvestres. Segundo Jaqueline Goerck, diretora da Save Brasil, representante da Bird Life International em São Paulo:
“Mostra como os indivíduos [bichos] são acondicionados de forma precária pelos traficantes. O mercado ilegal de animais silvestres é muito forte no Brasil e só fica atrás do mercado de armas e de drogas. De cada dez aves capturadas na natureza, só uma sobrevive”.
A SAVE Brasil aproveitou a deixa do filme para divulgar uma série de tristes números relacionados ao tema. Segundo a instituição, o tráfico de animais já causou a extinção de 400 espécies de aves do mundo inteiro. O Brasil, exaltado no cinema, está entre os três - Colômbia e Peru também - países do mundo que mais possuem pássaros, são 1834 espécies catalogadas. E, o primeiro em número de aves ameaçadas de extinção: 124 espécies.

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii),o Blu no filme, ave da família Psittacidae é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta. Existe atualmente apenas um exemplar em liberdade, vivendo no município de Curaçá-BA, e outros 60 em cativeiro espalhados pelo mundo.

Para trabalhar o tema na escola deixo alguns links:

>> Projeto Ararinha Azul
http://www.ararinha-azul.vilabol.uol.com.br/index2.htm


>> A verdade sobre a ararinha-azul
http://scienceblogs.com.br/xisxis/2011/04/a_verdade_sobre_a_ararinha-azu.php


>> Aves - Miriam Salles
http://miriamsalles.info/wp/?p=1659


>> Tráfico de animais silvestres
http://www.natureba.com.br/trafico-animais-silvestres.htm

e
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/trafico_de_animais_silvestres/trafico_de_animais_silvestres.html

>> Globo Natureza
http://g1.globo.com/natureza/


E para ilustrar o caso, segue um vídeo do Globo Natureza:


quinta-feira, 21 de abril de 2011

sábado, 16 de abril de 2011

Eu quero barras de chocolate nessa páscoa!

Olha o que eu vi no Jornal Hoje:


Então eu prefiro ganhar

5 barras de chocolate nessa páscoa

do que um ovo de chocolate, ok?



Dia do Livro: O Mundo do Sítio


No dia 18 de abril comemoramos o Dia do Livro desde a década de 50. Em janeiro de 2002 a lei 10.402 instituiu o Dia Nacional do Livro Infantil. Esse dia foi escolhido por ser a data de nascimento do grande Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira.

Informações a parte, para comemorar a data, resolvi conhecer o novo lançamento da Globo.com, o Mundo do Sítio. O site possui uma área aberta (e restrita) e a possibilidade de assinar o conteúdo na íntegra, por um preçinho camarada - o que costumamos pagar por uma revista infantil.

Para acessar o conteúdo livre é preciso fazer um cadastro e criar um avatar - esse ao lado é o meu! Depois é só se divertir!!! Tem a Casa da Árvore, o Frutemática, Plic Ploc Plac, ... E dá para bater um papo com outros jogadores que estiverem online (com cuidado, né?)

Eu me diverti muito com as brincadeiras disponíveis enquanto os jogos carregam. Tem um no estilo como-come com o Rabicó que é viciante para quem é fã do PacMan :-)

Conheça o site: http://www.mundodositio.com.br/

Atividades para o Dia do Livro

Confira minha seleção de atividades via Google Reader:



Dia do Livro: Poeminha do contra

Seguindo a Miriam Salles, reencontrei essa animação que pode ser utilizada nesse dia:




A partir do vídeo várias questões podem ser lançadas, especialmente, conhecer a obra do meu poeta preferido, Mário Quintana.

>> O SmartKids tem um especial sobre o poeta. Confira aqui.

>> Conheça o livro Pé de Pilão
>> Leia alguns poemas:

http://www.eurooscar.com/poesoutros/mario_quintana1.htm


http://www.fabiorocha.com.br/mario.htm


>> E aproveite o Batalhão das Letras com as crianças em fase de alfabetização. Confira o livro aqui.

O Batalhão das Letras

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atividades com dinossauros

Aproveitando a onda dos dinossauros, assunto de interesse das crianças e incentivado pela novela Morde e Assopra, separei algumas ideias para trabalhar na escola.

1) Explorando Fósseis

Descobri esse jogo seguindo a Carla do Lua Internauta. Ele faz parte do Juedoland Blog, o portal e- learning for Kids. O site está traduzido em 6 diferentes linguagens incluindo o português e tem diversos objetos de aprendizagem interessantes e bem feitos (palavras da Carla).















Conheça o jogo clicando aqui.

2) Corrida dos dinossauros

Um divertido jogo de corrida cheio de obstáculos. Corra para chegar antes do seu adversário!

3) Filhotes de dinossauros - Dino Babies

Cuide dos 'babies' dino dando comida e leite, além de colocá-los para dormir na hora certa. O jogo trabalha com noções de classificação e quantidade.

4) Jogos de Dinossauros

Diversos jogos online do portal Yupis.

5) Vídeos: adorei a série O Comboio dos Dinossauros



Conheça mais sobre a série clicando aqui.

Páscoa 2011

Para essa Páscoa já preparei alguns modelinhos de cartão e separei milhares de atividades com o Google Reader, confira:





domingo, 3 de abril de 2011

Mudanças no uso das tecnologias

Há algum tempo eu guardei essa dica da querida Miriam Salles, o Prezi, um editor de apresentações online diferente dos modelos que estamos acostumados, pois permite criar um material interativo através de um MAPA VISUAL.

O usuário tem a liberdade de organizar o conteúdo da forma que quiser, criando apresentações não-lineares, já que o Prezi não se limita ao espaço retangular dos slides.

Para a minha primeira experiência, resolvi usar o tema de um texto que estou estudando do professor José Armando Valente: Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender.

Achei muito pertinente aliar o uso de uma nova ferramenta às mudanças pedagógicas propostas no texto, pois os avanços tecnológicos tem provocado grandes reflexões sobre o uso das tecnologias na educação. O que realmente temos que mudar?



::PARA SABER MAIS::

http://miriamsalles.info/wp/?p=3939#comment-33834

http://prezi.com/yb0bryu1olrj/prezi-tutorial-em-portugues-baseado-no-prezi-de-adam-somlai-fischer/


http://www.baixaki.com.br/download/prezi.htm

sábado, 2 de abril de 2011

Atividades sobre a água

Aproveitando a Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta, o tema da Hora do Planeta 2011: Vá Além Desta Hora Na Luta Contra as Alterações Climáticas e a minha promessa de dar minha contribuição para o planeta, separei algumas ideias para trabalhar com esse tema na escola.

POR QUE PRECISAMOS ECONOMIZAR ÁGUA?

1) Há muitos vídeos interessantes para começar o debate. Escolha um no YouTube:



2) Há diversos livros sobre o tema. Eu gosto de trabalhar com A água do Planeta Azul, da FTD. Com um texto simples e informativo é possível trabalhar sobre a água no planeta e como ela é importante em nossas vidas.

A água do planeta Azul

Como a água influencia a vida do homem e do planeta são assuntos abordados neste livro.
A chuvarada

Para os bichinhos do jardim, aquela chuvarada parecia um dilúvio. Quem vai conseguir se salvar?
A tartaruga

Nem todos os ovos da tartaruga vão virar tartaruguinhas. Por que será?
Diário de bordo de Noé

Uma versão divertida da aventura da arca durante o Grande Dilúvio.
Kurumi Guaré no coração da Amazônia

O autor relata as aventuras de sua infância na aldeia.
O ciclo da água

As aventuras de Plim, uma gotinha de água.
O riacho

Poucos de nós temos consciência de que somos inquilinos numa única e envelhecida casa: o planeta Terra.
O rio São Francisco

Você sabe qual é a influência do rio São Francisco na natureza e na sociedade?
O sobe-e-desce de Cristal e Fofura

Como é o ciclo da água e como explicar os fenômenos meteorológicos. Este livro aborda a importância da água para a natureza.
Varre, vento!

Um livro que é um poema, no texto e nas ilustrações, e um alerta para os perigos da civilização.

3) Existem muitas atividades prontas na web. Alguns links que eu uso:

>> Planeta Azul - a água
https://picasaweb.google.com/vivianeaventura/PLANETAAZULAAGUA#

>> Banco de Atividades: Menino Maluquinho e a economia de água
http://bancodeatividades.blogspot.com/2011/03/producao-de-texto-menino-maluquinho-e.html

>> SmartKids: Especial da água
http://smartkidsblog.blogspot.com/2011/03/especial-de-agua.html


>> Meus trabalhos pedagógicos: Dia da Água
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2011/03/dia-da-agua.html


>> Meu acervo pessoal no GoogleReader:




4) Vamos organizar uma campanha para economizar água? Inspire-se e cante com seus alunos:





::É HORA DE DAR MAIS DO QUE UMA HORA: VÁ ALÉM DESTA HORA NA LUTA CONTRA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS::