Os gêmeos Neinho e Lalá, com personalidades muito diferentes, abrem espaço para o debate em sala de aula sobre nossas memórias e tradições orais, além do respeito com nossos antepassados e organização familiar. O enredo guiado pela curiosidade das crianças trata do CARNAVAL, apresentando diversos aspectos dessa tradicional festa da cultura brasileira. Leia alguns trechos:
“Carnaval é a festa do povo! É quando as escolas contam suas histórias e mostram o valor da nossa gente”, diz a menina Lalá; enquanto pela voz de Neinho o pequeno leitor passa a conhecer a diversidade da festa: “carnaval não é só escola de samba, tem os blocos afro da Bahia, blocos de embalo aqui do Rio de Janeiro e até os afoxés”.
"Vocês sabem que a dança do mestre-sala e da porta-bandeira é a dança da reza? (...) a bandeira que a porta-bandeira carrega representa os antepassados do grupo, os ancestrais ilustres da comunidade. Quando ela dança e agita a bandeira, movimenta o ar, passando toda a energia dos fundadores da escola para as pessoas que estão assistindo".
A partir da leitura é possível realizar diversas atividades:
1) BRINCADEIRA DO ESPELHO: Explorar a noção gêmeos (Ibejis). Fazer brincadeiras de um seguir o outro, repetindo o mesmo gesto seja, entre pessoas, seja entre dedos da mão. Ou uma situação onde um sugere o gesto, careta, que os participantes tem que fazer igualzinho ou, para variar, diferente.
2) CANTAR E DANÇAR: Explorar os instrumentos afro-brasileiros citados na história. O glossário contido na obra oferece um amplo material. Todos, relativamente, fáceis de serem tocados para tudo acabar em samba. Ou uma aula de adivinhar o nome dos instrumentos.
3) FAZENDO ARTE: Explorar a noção de Bandeira de escola de samba que resgata a memória e o valor da comunidade. Pode dividir em dois grupos cada qual construindo, plasticamente, a sua. Tem uma brincadeira que chama Rouba Bandeira onde cada grupo terá que proteger a sua.
IMPORTANTE: A figura do mestre-sala / porta-bandeira revela ao leitor(a) que o aspecto profano do carnaval possui uma dimensão sagrada.
4) PASSEANDO: Visitar uma escola de samba e conhecer um mestre-sala e uma porta bandeira - mesmo que seja virtualmente!
::PARA SABER MAIS::
- Sugestões do Canal Futura para a história: http://www.acordacultura.org.br/livros/content/os-ibejis-e-o-carnaval-e-adamastor-e-o-pangar%C3%A9
- Texto sobre a história
http://ricardoriso.blogspot.com/2010/09/helena-theodoro-os-ibejis-e-o-carnaval.html
Se quiser acessar os vídeos online da série Livros Animados visite:
http://www.acordacultura.org.br/livros/
http://www.futuratec.org.br/torrents.php?mode=programs&programa_id=60
0 pessoas deixaram comentários!: