quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dicas para construir infográficos

O infografista Mário Kanno é editor-adjunto de infografia da Folha de S.Paulo, e tem muitas dicas para compartilhar. Confira minha seleção de ideias:


[...] Os infográficos são mais eficientes que apenas textos ou imagens. Do que textos porque as informações são apresentadas de forma mais clara com a ajuda de mapas, gráficos e esquemas. Do que apenas imagens porque a combinação de elementos gráficos permite uma narrativa visual orientada.

[...] Os infográficos devem ser produzidos para melhorar a informação, não para enfeitar uma página ou com ilustrações sem sentido.

[...]  Um bom infográfico é aquele que a pessoa olha e entende. Ele combina texto e imagem criando uma narrativa na forma de diagrama.

[...] O uso de infográficos vem se popularizando e sua utilização em materiais impressos e digitais é cada vez maior. Uma dica importante é que não basta apenas saber ilustrar ou diagramar, tem que saber apurar, escrever e editar.

[...] É preciso ter "rigor jornalístico" na composição de infográficos. "Só ilustre o que tem certeza", nos ensina Mario.

[...] Para saber se uma matéria precisa de um infográfico, é necessário analisar a quantidade de processos ou eventos a serem descritos e o grau de dificuldade em explicar o funcionamento de algo.

[...] Vale ressaltar que é a abordagem e não o assunto que determina qual o tipo de infográfico mais adequado para determinado conteúdo.

[...] DICA: o ideal é começar pelo título, fazer um rascunho, pensar em textos objetivos e "telegráficos". As informações devem ser divididas em tópicos com subtítulos. Uma boa imagem também é fundamental.

::ACESSE AS REFERÊNCIAS::

www4.moderna.com.br/educatrix/ed1/educatrix1.html?pag=1

http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/43847/so+ilustre+o+que+tem+certeza+diz+editor+de+infografia+da+folha+de+spaulo/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: