domingo, 16 de setembro de 2012

Trabalhando com fotografia na escola

A fotografia pode ser utilizada de duas formas na escola: com a apreciação de imagens já existentes OU com a produção de imagens pelos alunos. Estou mais interessada em explorar a segunda opção: vamos deixar os alunos fotografarem?

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração."
Henri Cartier-Bresson

Mas por que trabalhar com a fotografia na escola? Um bom motivo é o fato de que cerca de 36% dos estudantes brasileiros possuem aparelhos de celular com câmeras fotográficas, segundo IBGE (veja aqui). Quantos dos seus alunos também têm uma máquina a sua disposição?

Outro motivo é que a fotografia promove a interdisciplinaridade, tanto no estudo específico desse recurso (sua história, conceitos básicos de óptica e semiótica, etc.) quanto no uso das imagens em diversos temas.

Segundo reportagem na Revista Nova Escola:
Dissecar o ato e a fotografia em si é uma atividade que deve ser desenvolvida combinando:
  • reflexão (contextualização e pesquisa),
  • apreciação (interpretação de obras artísticas) e
  • produção (desenvolvimento de um percurso de criação).

Além disso, alguns conceitos são fundamentais: luz, ângulo, perspectiva, composição, planos, textura, foco e movimento. A sugestão é que esse conteúdo possa ser aprofundado durante a apreciação e análise das imagens feitas por pessoas comuns e por profissionais, pois é através da visualização e das intervenções do professor que o aluno o perceberá de forma contextualizada e terá condições de avaliar o impacto que os vários elementos causam quando são usados conscientemente e quando o autor não os conhece.

Depois disso, chegou a hora de fotografar! Conheça mais sobre o assunto assistindo o documentário FOTOGRAFIA: Exercício do Olhar:



Visite algumas sugestões de projetos envolvendo a fotografia:

>> Olhar Fotográfico - Revista Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/olhar-fotografico-fotografia-luz-enquadramento-angulo-538560.shtml

>> Fotografia na Escola: Ampliando Olhares
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=69

>> Fotografia na Sala de Aula
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/%20.htm

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: