sábado, 14 de abril de 2012

Leitura e internet - questões para reflexão

Lendo a reportagem "Para aumentar leitores é preciso fazer ligação entre internet e literatura" de Alana Gandra na Agência Brasil fiquei pensando em algumas questões fundamentais na nossa prática cotidiana dentros dos laboratórios de informática:

... se "a ampliação do hábito da leitura entre estudantes brasileiros requer a existência de mediadores preparados que entendam as novas ferramentas tecnológicas" precisamos urgentemente conhecer essas ferramentas e perceber seu potencial pedagógico.

... precisamos entender e descobrir como levar os alunos "a fazer a ligação com o mundo em que vivem (entenda-se, mundo tecnológico) por meio da literatura". Será que nós, adultos e professores, conseguimos fazer isso na nossa vida cotidiana?

... sabemos que a internet, hoje, abriu mais espaço para a leitura e a escrita. Somos obrigados a ler, a escrever, a nos comunicar. E como isso se dá na escola? O que lemos e escrevemos nas aulas de informática na escola? Como nos comunicamos? Com quem? Ainda estamos reproduzindo antigas práticas pedagógicas e ousando pouco com as ferramentas que temos a nossa disposição.

... a professora Eliana Yunes fala em "simplificação do uso da língua”. Isso se dá, especialmente, nas redes sociais, pois as relações se limitam a um determinado grupo que pensa e escreve igual. Por isso a mediação do professor é tão importante, para conseguir avançar nessas relações e no uso de ferramentas de comunicação, estimulando o pensamento crítico para sair do senso comum.

... para que os alunos "saiam desse “chão raso” e possam ser levados para uma experiência criativa da linguagem" como propoem a professora Eliana, é preciso oferecer conteúdo literário de qualidade, inclusive online ou em meios digitalizados (e-books). Por exemplo: bons sites de poesia, blogs, pequenas histórias, museus, espaços que discutem música, história, etc.

... mas a qualidade desse conteúdo está diretamente ligado ao professor, que DEVE filtar algumas informações e apresentar espaços adequados para que esse objetivo seja atingido. O uso dirigido da internet não é um "crime pedagógico" quando temos uma intenção clara (já ouvi isso por aí). Claro que aprender a usar sites de busca é importante, mas não conseguiremos dar um salto qualitativo senão indicarmos parâmetros de qualidade, isto é, sites, blogs, consteúdos digitais, etc.

... temos que nos tornar leitores de várias linguagens e vários suportes, sem preconceitos, mas com um olhar atento para o que é relevante e significativo.

... eu me pergunto e deixo essa reflexão: qual é a herança cultural que estamos deixando para os nossos jovens?


Leia a reportagem na íntegra aqui:
agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-07-10/para-aumentar-numero-de-jovens-leitores-e-preciso-fazer-ligacao-entre-internet-e-literatura-diz-profe 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Stop Motion na Rio +20

Já falei sobre a técnica de Stop Motion nas Olimpíadas aqui: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/07/stop-motion-das-olimpiadas.html. Hoje conheci outra experiência bem interessante, mas falando sobre o meio ambiente.

A arte-educadora Imaculada Conceição M. Marin, que leciona Artes Visuais há mais de 27 anos no Ensino Fundamental II (6º-9ºanos) na E.M. Mario Piragibe/6ªCRE-RJ criou vídeos utilizando a técnica de Stop Motion. Depois de participar do curso on-line para professores, "Aulas Animadas", do Instituto Paramitas, Imaculada aplicou essa técnica com seus alunos.

Os vídeos foram realizados por alunos de 13 e 14 anos sobre o tema: “Conferência Rio+20”. A proposta era a criação de uma videodica cultural e, como era véspera da Rio+20, os alunos criaram uma vinheta anunciando a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Devido à grande quantidade de material sobre o assunto, foram produzidos vários vídeos. A edição final pelo Movie Maker e a publicação on-line no YouTube ficaram sob responsabilidade da arte-educadora, e, depois de tudo pronto, os alunos assistiram às vinhetas e deram opiniões para novas edições/versões.

PARA SABER MAIS DETALHES SOBRE O PROJETO VISITE:
http://www.institutoparamitas.org.br/noticia1.php?id=539&utm_source=mailsender&utm_medium=e-mail&utm_content=rio+20&utm_campaign=Novidades_Instituto_Paramits

ASSISTA ALGUNS DOS VÍDEOS  PRODUZIDOS PELOS ALUNOS:



Ficou interessado pela técnica de Stop Motion? Deixe um recado aqui nos comentários que publicaremos mais sobre esse assunto!

Compartilhe