domingo, 8 de novembro de 2009

Projeto Cores - Flicts

Tinha prometido para meus alunos que íamos trabalhar com FLICTS ainda em setembro, quando trabalhamos com A Fábula da Três Cores, também escrita pelo Ziraldo (veja o trabalho aqui).

E também acho que teria ficado ótimo dentro do Projeto sobre Lendas e Contos Africanos (veja aqui).

Mas começamos um projeto muito especial que já tomou rumos inesperados. Confira algumas atividades:

1º) LENDO A HISTÓRIA

Se você não tem o livro ou procura uma versão digitalizada, clique aqui (http://www.scribd.com/doc/7246087/Ziraldo-FlictsIlustrado-rev)

2º) OUVINDO A HISTÓRIA

Nós ouvimos uma FANTÁSTICA versão cantada: a história do FLICTS no ritmo do samba. Simplesmente MARAVILHOSO. Enquanto ouvíamos as crianças se remexiam, loucas de vontade de dançar a história (o que fizemos na segunda vez...)

É uma versão produzida pelo Ziraldo e por Sérgio Ricardo e cantada pelo grupo MPB-4, em 1980. Vale muito a pena baixar o arquivo para ouvir aqui: http://loronix.blogspot.com/2006/12/quarteto-em-cy-mpb-4-ziraldo-e-sergio.html

3º) ASSISTINDO A HISTÓRIA

Também levei uma versão adaptada: um episódio da Série Televisiva Um Menino Muito Maluquinho, da TV Brasil (entre aqui se quiser conhecer: http://www.tvbrasil.org.br/mmm/capa.asp). A série é uma biografia poética de um menino feliz amado pelos pais, e cada episódio tem um tema diferente que leva o telespectador a se identificar com o personagem e refletir sobre a realidade e os conflitos das diferentes idades. No episódio selecionado, o Menino Maluquinho foi ao teatro aos 5 anos e ficou encantado com a peça Flicts, inspirada em um livro de Ziraldo. Aos 10 anos, quando a professora propõe que os alunos montem uma peça, o Maluquinho sugere encenar Flicts.

Assista aqui o inicio do episódio:



Outros posts sobre o assunto:



4 pessoas deixaram comentários!:

Michelle disse...

Olá Sintian!

Há muito tempo sou sua seguidora! Suas postagens são excelentes e me ajudam muito em minhas aulas. Gostaria muito que você visitasse o meu blog e, se gostares dele, que "likasse" no Bloguinfo. Seria uma grande honra para mim!

Abraços, Michelle

Profe Suely disse...

Oi, Sintian!!!

"Flicts" faz parte da história de leitura construída por meu filho e por mim!!!

Vou baixar a versão cantada... essa ainda não conhecemos!!!

Lindo trabalho!! Parabéns!!!

Abraços!

Sindy disse...

Olá Michele
Já acompanhava seu blog pelo Google Reader, ele só estava na tag errada, por isso não aparecia por aqui. Mas já arrumei tudinho!!!

E Suely,
depois me conta o que você dois acharam da versão cantada. Para ser sincera, foi a que eu mais gostei!!!

Obrigada pelas visitas!
Bjks
Sintian

Marli disse...

Puxaq Sintian , já trabalhei muito com esse livro, com os grandinhos e pequeninos, eu adoro. Eu adaptei o livro para uma peça infantil e meus alunos do Jardim A, encenaram na festa de formatura. A menina que interpretou Flicts, chorou em cena. Só usei outras músicas. Ainda não conheço o CD. Quando tiver tempo vou baixar. BJ!

Compartilhe