terça-feira, 13 de novembro de 2012

Atividades para o final do ano

O ano está acabando e chegou a hora de avaliar o que foi bom e marcou a caminhada. Que tal usar o Wordle para isso? A proposta é representar as ideias através de uma nuvem de palavras. Veja algumas sugestões:


>> Avaliando

Imagine: no lugar de uma prova uma nuvem de palavras. Peça para que seus alunos escrevam o que aprenderam usando apenas PALAVRAS. É interessante observar a capacidade de síntese, pois escolher as palavras realmente significantes de um determinado conteúdo não é uma tarefa simples! A intervenção do professor aqui é importantíssima para evitar que expressões desnecessárias poluam as nuvens.

>> Sentimentos e emoções

Uma atividade interessante para o final do ano é escrever sobre os sentimentos. Muitas vezes nossos jovens alunos têm dificuldade em expressar suas emoções, então podem criar uma nuvem para descrever como se sentem e customizá-la conforme seu gosto. 

No final, as nuvens podem ser impressas e agrupadas por semelhança ou diferença, verificando afinidades entre os colegas e percebendo que os outros compartilham das mesmas emoções.

>> Cartão de despedida

Cada aluno pode criar uma nuvem de despedida, com desejos para os amigos, colegas e professores. E os cartões podem ser distribuídos digitalmente, por email ou redes sociais, além de serem impressos como antigamente (nostalgia de final de ano ;-)).

Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

minhacaixamagica disse...

Sindy, você é fantástica! Adoro sua percepção ao enxergar possibilidades nas ferramentas. Analisá-las e torná-las pedagógicas. Já usei o Wordle com meus alunos do 1º ano. Eles observaram várias obras de arte de dois artistas e assistiram vídeos. Usaram a ferramenta para verbalizar o que mais chamou a atenção. Parabéns mais uma vez!

Elaine Oliveira disse...

Sindy, por meio do seu blog fiquei conhecendo o Wordle e gostei muito das possibilidades de trabalho que você apresentou.Maravilhosas as suas dicas! Você é muito criativa! Abraços