domingo, 11 de novembro de 2012

Wordle na sala de aula

Há algum tempo venho utilizando essa ferramenta, que parece simples, mas oferece inúmeras possibilidades: http://www.wordle.net/. O Wordle permite a construção de nuvens de palavras. O processo é simples: você digita uma lista de palavras e ele as organiza em diferentes layouts, podendo ajustar cores, fonte, sentido do texto,...  No final elas podem ser salvas ou impressas, você escolhe!

ALGUMAS IDEIAS...

1) Ideia principal:

Depois de ler um texto, um livro ou estudar um determinado conteúdo, peça para que seus alunos façam uma LISTA a partir do tema apresentado, destacando as IDEIAS PRINCIPAIS.
Os alunos podem fazer suas nuvens individualmente e depois construir uma única da turma, juntando todas as listas. A segunda nuvem representará de formar muito clara os aspectos mais relevantes do assunto tratado para a turma.

O professor pode avaliar se as palavras listadas realmente fazem sentido e tem relação com o tema.

2) Expectativas 

Aproveitando o início das aulas, leve seus alunos até a sala informatizada para criar uma nuvem com as expectativas para o ano: o que eles esperam, o que gostariam de fazer, etc.
As expectativas podem ser sobre a escola, ou uma disciplina, um curso, um evento,...

3) Sondagem

O que seu aluno já sabe sobre um assunto? Para descobrir, que tal construir uma nuvem, com as hipóteses iniciais sobre um novo conteúdo, um assunto do momento, o tema de um projeto, etc.
As nuvens serão um bom ponto de partida, principalmente se as palavras da turma forem compiladas em uma única nuvem. Assim o professor terá um panorama do que pode fazer a partir do que seus alunos já sabem.

4) Avaliação

Imagine: no lugar de uma prova uma nuvem de palavras. Peça para que seus alunos escrevam o que aprenderam usando apenas PALAVRAS. É interessante observar a capacidade de síntese, pois escolher as palavras realmente significantes de um determinado conteúdo não é uma tarefa simples! A intervenção do professor aqui é importantíssima para evitar que expressões desnecessárias poluam as nuvens.
Para saber mais:


http://informaticaeeducacaoblog.wordpress.com/2010/09/14/wordle-crie-nuvens-das-palavras-que-voce-quiser/
http://arquivinho.com/wordle/
http://blog.midiaseducacao.com/2011/11/usos-educativos-do-wordle.html

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: