domingo, 17 de maio de 2015

Criar mandalas online

Como continuidade das atividades do Projeto Paz na Escola, vamos criar mandalas online. Cada aluno vai expressar seus sentimentos através de símbolos, desenhos, cores, números e palavras, construindo seu trabalho.

A Mandala é um elemento milenar cujo significado comum é o bem com a vida e com o que nos rodeia. A sua designação vem do sânscrito e significa centro e circunferência. São também conhecidas como círculo sagrado ou mágico. Agradáveis de contemplar, prendem o olhar com as suas formas e cores, causando sensações de harmonia e paz.

Separei dois sites para a atividade. Escolha o seu:

1) Mandala Drawerer
http://www.mandaladrawerer.com/



2) Kaleidoscope Painter
http://permadi.com/java/spaint/spaint.html


Mandalas e Crianças 

Quando estão com dificuldades para se concentrar, as crianças gostam de rabiscar. Esses rabiscos quase sempre incluem formas que lembram mandalas. Além disso, algumas crianças elaboram motivos muitíssimos parecidos com as mandalas de culturas antigas. Dizem que isso ocorre porque elas estão mais perto de nossas origens. E talvez explique por que pintar mandalas tem um efeito muito mais rápido e perceptível nas crianças do que nos adultos. Os psicopedagogos e psicólogos opinam que o trabalho regular com essas imagens estimula o desenvolvimento da personalidade e aumenta a concentração. No caso de crianças com dificuldades para fazer seus deveres escolares, pintar uma mandala antes de encarar a lição de casa tem um efeito tranqüilizante e concentra as energias. Crianças mais quietinhas encontram nesse tipo de atividade uma carga de energia e de alegria. Também é útil para os que estão em crise de desenvolvimento, os que têm problemas de motricidade, os medrosos, os irritáveis ou agressivos. Ao pintar mandalas, a mente entra em um estado de relaxamento no qual as experiências traumáticas, os medos e as tensões podem ser transformadas.

Benefícios do desenho e pintura de Mandalas: 

• Melhoria da concentração e da capacidade de aprendizagem;
• Equilíbrio dos hemisférios do cérebro, esquerdo - analítico e direito - criativo;
• Melhora a capacidade de relaxar e dormir;
• Facilita a comunicação e promove a criatividade;
• Desenvolve os sentidos e a capacidade de perceber;
• Estimula a iniciativa pessoal, a imaginação, incentivando a liberdade de expressão;
• Através do desenho, uso da cor e diferentes técnicas artísticas, a criança expressa seu mundo interior, pensamentos, ideias, humor e relações com o mundo de um modo cada vez mais complexo;
• Desde primeiros traços às criações mais abstratas irão desenvolver suas habilidades artísticas e motoras.

Se você procura mandalas prontas para impressão, deixo algumas sugestões:



PARA SABER MAIS:

Sugiro a leitura do artigo a seguir:
Mandalas, Educação e Autoconsciência
http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/07/mandalas-educacao-e-autoconsciencia.html


Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: