domingo, 3 de maio de 2015

Histórias de ninar - ou histórias para antes de dormir

Toda criança gosta de histórias. Ainda mais antes de dormir. Histórias estimulam a imaginação, criatividade, percepção, sensibilidade.
Como recurso psicopedagógico, as histórias abrem espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade. A história é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela. 
Cláudia Marques Cunha Silva
Desenvolver o hábito da leitura deve começar cedo. Os pesquisadores da Universidade de Oxford dizem que apenas DEZ minutos de leitura por dia, antes de dormir, é uma das melhores formas dos pais apoiarem a educação. Além de estimular o gosto pela leitura, esse hábito pode ajudar no processo de alfabetização das crianças.

Estou pesquisando histórias para contar as crianças antes de dormir. E encontrei alguns vídeos:







Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: