domingo, 26 de novembro de 2006

::Mídias na Educação na TV Escola::

:: Atenção para a programação::

Salto para o Futuro

Debate: Mídias na Educação

Duração: 5 programas de 60’
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2006/dme/index.htm

Série que tem como objetivo levantar algumas questões para se pensar as instituições de Educação Infantil, tendo como horizonte o cotidiano das crianças que freqüentam creches e pré-escolas.

1. Uso integrado de mídias na educação
Exibição: 27/nov, às 19h e 5h (28/nov), e 28/nov, às 11h, 15h e 3h (29/nov)

O primeiro programa da série/debate abordará a concepção do projeto – Mídias Integradas na Educação – e sua realização, bem como a articulação interinstitucional na sua realização, centrando nos aspectos mais relevantes para sua produção. A elaboração dos materiais pedagógicos, mídia por mídia, e a importância da questão co-autoral e da integração na realização do projeto e, ainda, na condução da aprendizagem, é também um dos enfoques desse programa.

2. Integração de mídias: impressas, eletrônicas e digitais
Exibição: 28/nov, às 19h e 5h (29/nov), e 29/nov, às 11h, 15h e 3h (30/nov)

O segundo programa vai enfocar a importância da realização de projetos nas diferentes mídias, das mais complexas, e suas integrações, às mais simples e conhecidas, como a mídia impressa. O programa apresentará, também, uma reflexão sobre a comunicação humana pela escrita e a história inicial dos cursos a distância com material impresso, integradas às diferentes mídias. E, ainda, ressaltará a importância da integração das mídias no processo de aprendizagem dos alunos e, portanto, de sua relevância para a capacitação dos professores.

3. Do rádio à TV e ao vídeo em sala de aula
Exibição: 29/nov, às 19h e 5h (30/nov), e 30/nov, às 11h, 15h e 3h (1º/dez)

Este terceiro programa ressalta uma abordagem comparativa das tecnologias visuais e auditivas e suas aplicações no ensino. Tratará, portanto, da utilização da TV, do vídeo e do rádio na sala de aula, retratando a passagem do rádio para a TV na EAD.

4. Comunidades de aprendizagem em rede
Exibição: 30/nov, às 19h e 5h (1º/dez), e 1º/dez, às 11h, 15h e 3h (2/dez)

A Internet e suas possibilidades na EAD, seus propósitos e avanços são temas abordados neste programa da série, o qual destacará a Internet comparando-a às outras tecnologias, vendo-a como um grande suporte, ressaltando a interatividade no processo educacional.

5. A importância da gestão nos projetos de EAD
Exibição: 1º/dez, às 19h e 5h (2/dez), e 4/dez, às 11h, 15h e 3h (5/dez)

Este último programa da série tratará, de forma inter-relacionada à gestão, a integração das mídias e a formação a distância do educador. O enfoque estará na prática pedagógica e os processos de gestão da sala de aula, ressaltando a relação ensino e aprendizagem, como também a elaboração de materiais didáticos que favoreçam o aluno a integrar os diferentes recursos tecnológicos e midiáticos, na busca de informações e de construção de conhecimentos.

Fonte: Portal SEED

Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

Anônimo disse...

Oi Sintian tudo bom?
Estou ansiosa por assisitir esses programas, uma colega minha vai tentar gravar... Se eu conseguir capturar depois eu dou um toque. Acho que vai ser um material precioso para usar na formação dos professores não? Queria conseguir outros vídeos de programas sobre mídias na escola que passou no Salto para o futuro... Eu vi que alguma coisa foi colocada no site domínio público, mas justo os programas relacionados com tecnologia na escola não foram... Snif... Bom, se vc souber quem tem ou como eu posso conseguir algum deles me dê um toque tá? Beijocas

Teresinha Bernardete Motter disse...

Sintian, que surpresa boa!! Que bom que tu encontrou-me, assim, poderemos manter contato. Gostei também de ver o nome do meu blog nos teus preferidos.
Vou acrescentar o teu tb.
bsj
Berna