1º) QUADRO DE MEDALHAS:
Acompanhar o quadro de medalhas é uma excelente oportunidade de explorar a sequência numérica e situações problema. Com os pequenos sugiro construir um cartaz para registrar o número de medalhas brasileiras - pode ser com tracinhos, algoritimos, ou ambos, dependendo da faixa etária.
Com os alunos maiores é possível acompanhar o quadro geral, comparando resultados: que tem mais medalhas, menos, quantas faltam para, etc. A turma pode ter um cartaz na sala de aula ou construir uma na Planilha Eletrônica (Excel/Calc). Também há inúmeras opções online:
Abril em Londres
http://www.abrilemlondres.com.br/medalhas/
UOL Olimpíadas
http://olimpiadas.uol.com.br/quadro-de-medalhas/historico/
Globo Olimíadas 2012
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/medalhas.html
2º) CONFECCIONANDO MEDALHAS:
Essa é a parte que as crianças mais adoram! Sempre experimento alguma arte diferente. Esse ano acho que vou fazer biscoitos, pois essas ideias estão com tudo pela web. Veja algumas ideias:
PARA PINTAR- clique sobre elas para ampliar:
http://www.makinglearningfun.com/themepages/OlympicCircleTimeandFUnIdeas.htm |
PARA COMER, ops, FAZER:
Passo a passo aqui: http://alphamom.com/family-fun/holidays/olympic-medal-cookies/
MAIS UM MODELO COMESTÍVEL:
http://littlebirdiesecrets.blogspot.com.br/2010/02/go-for-gold-olympic-medal-cookies.html
Mas é necessário trocar o tema para verde e amarelo :-)
MEDALHA DE LATA
Em 2004 fiz medalhas com o fundo de latinhas de refrigerante, mas não encontrei imagens. É fácil de fazer seguindo o modelo que eu desenhei. Depois de recortar basta enrolar as tiras.
Qual modelo você vai fazer com seus alunos?
0 pessoas deixaram comentários!: