terça-feira, 20 de março de 2012

Caça ao tesouro com QRCodes

Adoro brincar de Caça ao Tesouro. Agora imagine fazer isso usando um código secreto... Essa possibilidade já existe e foi testada. Inclusive há um aplicativo online para ajudar nessa tarefa!

Vamos por partes então...

A Caça ao Tesouro é uma brincadeira com inúmeras variações pelo mundo afora. Eu gosto de brincar assim: dou a primeira dica de onde está a segunda dica; na segunda estará a terceira  e assim por diante, até chegar no último papelzinho que dá a pista final para o tesouro. A dica pode ser uma charada ou uma pergunta sobre um determinado conteúdo.

Agora imagine decodificar as dicas utilizando QRCodes? Existe um site que faz isso para você. Você insere as dicas e/ou perguntas que desejar. O programa cria os códigos para você imprimir e espalhar pela escola. Depois os alunos devem encontrar os QRCodes para chegar ao tesouro. Conheça o site clicando aqui. Ou veja como ele funciona no vídeo abaixo:


::IDEIA 01::
  1. Escolha um conteúdo que esteja trabalhando em aula.
  2. Formule perguntas que levem os alunos a pesquisar mais sobre o assunto.
  3. Crie QRCodes que levem a cada uma das perguntas. Utilize o QR Treasure Gerador para fazer os códigos.
  4. Imprima os QRCodes e espalhe pela escola, sala de aula, ou pelo local onde a brincadeira será realizada. Crie um certo grau de dificuldade para que fique mais interessante. Se necessário, crie um mapa com dicas.
  5. Divida a turma em grupos. Cuide para que cada grupo tenha pelo menos um dispositivo capaz de ler os códigos.
  6. Determine papéis para os alunos: quem anota as perguntas, quem decodifica o QR, etc. Cuide para que todos desempenhem alguma ou todas as funções.
  7. Os grupos devem encontrar todos os QRCodes com as perguntas, registrá-las e encontrar as respostas. Eles podem até ter um mapa de papel para assinalar os locais que já foram explorados.
  8. Vence o grupo que entregar todas as respostas corretas.
Conheça uma experiência semelhante realizada numa aula de história: http://goo.gl/9WKAk

E aqui uma Caça ao tesouro na aula de Inglês: http://blogdagenis.blogspot.com.br/2011/11/treasure-hunt-caca-ao-tesouro.html



::IDEIA 02::


Essa sugestão é mais simples e pode ser utilizada com alunos menores:
  1. Pense onde você vai realizar a brincadeira e crie um mapa estilizado desse espaço.
  2. Escolha um ponto de partida e marque o local onde estarão as dicas.
  3. Crie as dicas utilizando charadas, por exemplo. E importante que elas tenham uma pista de onde está a próxima dica.
  4. Use o o QR Treasure Gerador para fazer os códigos.Basta inserir as dicas que ele faz o restante do trabalho.
  5. Imprima os QRCodes e fixe em objetos/locais indicados no mapa. Mas lembre de criar um certo grau de dificuldade para que a brincadeira seja interessante, por exemplo, grudando um código debaixo da cadeira.
  6. Se cada criança tiver um dispositivo móvel (tipo o computador do UCA) eles podem brincar individualmente, mas é mais divertido organizar pequenos grupos - eu prefiro!
  7. Vence quem encontrar o tesouro primeiro!
SUGESTÃO: as dicas podem solicitar alguma coisa que precisará ser feita antes de se chegar ao tesouro, por exemplo, pegar um livro na Biblioteca, ou uma colher na cozinha da escola, uma bola com o professor de Educação Física, etc.


A ideia a seguir não aconteceu numa escola, mas pode ser facilmente adaptada. Confira: http://www.dicasdemae.com.br/2010/06/como-preparar-uma-caca-ao-tesouro/

::IDEIA 03::

Ainda vale a brincadeira tradicional. No site do Smartkids há modelos para as dicas:


E quem sabe jogar online:
http://iguinho.ig.com.br/jogo-tesouro.html

http://www.jogos10.com/jogos/caca-ao-tesouro_4925.php

http://jogos360.uol.com.br/caca_tesouro/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!:

Compartilhe