segunda-feira, 19 de março de 2012

QRCode na Educação Infantil

A garotinha no vídeo abaixo me inspirou... Há alternativas criativas que podem estimular as crianças na Educação Infantil. Para isso você vai precisar de um equipamento na sua sala de aula capaz de decodificar as etiquetas: pode ser um computador com webcam, tablet, smartphone, etc.

A ideia é criar QRCodes e espalhar pela sala de aula. Quando um aluno ficar interessado pode consultar o código e ter uma surpresa digital...

1) Colar QRCodes nos livros de literatura infantil que levem as crianças até vídeos ou músicas referentes a historinha. Ou a uma entrevista com o autor da obra.


2) Fixar QRCodes nos brinquedos e jogos das crianças. Eles poderiam direcionar as crianças até jogos online OU até um vídeo explicando as regras do jogo.


3) Grudar QRCodes nos objetos com links a ESCRITA correspondente. Pode ser acompanhado pela pronúncia OU uma lista de palavras similares, que comecem com a mesma letra, com o mesmo número de letras, etc.


4) Criar cartões com QRCodes que direcionaram as crianças aos mais diferentes ambientes virtuais. Podem ser úteis em uma GINCANINHA, onde cada cartão aponta para um desafio.


5) CRIE material digital com seus alunos, construa cartões com QRCodes e distribua para os pais e coleguinhas da escola. Os temas podem ser os mais variados possíveis como datas comemorativas ou projetos significativos da turma, como alimentação saudável por exemplo.

Confira a seguir a garotinha que me inspirou:


Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: