quinta-feira, 15 de março de 2012

Livro em QRCode

É isso mesmo: existe um livro impresso apenas com códigos em 2D. A ideia é genial: você aponta seu dispositivo móvel para o QRCode e é levado para uma página online com o texto correspondente.

Essa é a proposta do CAOS - Coletivo de Amor e Ódio em Segundos, que criou uma obra auto-atualizável e colaborativa: Instantes de Amor e Ódio, que divulgam como o primeiro "livro vivo" do mundo.

Como isso funciona? A idéia é complicada de explicar porque mistura muita coisa, mas é muito bacana, então vamos entende-la:

"O projeto costura o tema “Amor e Ódio” utilizando mídia impressa, QR Code e Twitter (ou seja, o velho e bom conteúdo gerado pelo usuário). E funciona assim: o livro tem 200 páginas cada uma com um QRCode. Você usa um software de leitura de QRCode para “ler” via seu celular e é enviado para uma página web, com uma frase do Twitter sobre amor e/ou ódio. São 100 frases de amor, 100 de ódio. Em intervalos de 7 dias, os QRCodes remetem à novas páginas. Ou seja, o livro não envelhece nunca. É um livro que nunca para de ser escrito."


O pessoal do projeto apresenta a obra assim: http://www.amoreodio.org/

Para entender um pouco melhor, confira os vídeos abaixo:




OU visite o site do livro: http://amoreodio.org/amoreodio.php

O QUE FAZER NA SALA DE AULA?
1) Crie páginas online com seus alunos registrando frases, versos, microcontos, notícias, etc sobre UM determinado tema. Utilize qualquer ferramenta virtual de fácil publicação: blog, wiki, twitter, etc.


2) Gere códigos 2D (QRCode) com a ajuda de algum site como o KAYWA que é um exemplo de site gratuito que gera este tipo de código. Imprima esses códigos.

3) Encaderne os códigos gerados como se fosse um livro e disponibilize para que todos tenham acesso: na biblioteca escolar, na sacola de leitura, como tarefa de casa, etc.


4) Para dar dinamicidade ao livro, atualize o conteúdo periodicamente. Assim você sempre terá uma nova leitura!

Para saber mais, visite os links abaixo:


http://www.amoreodio.org/

https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/qr-code-o-que-e-e-como-usa-lo-na-educac-o/

http://www.updateordie.com/2009/05/22/caos-e-o-livro-vivo/

http://ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=40196

http://bastidoresweb.com/tag/social-media/


http://www.simviral.com/amor-e-odio-jogando-em-todas-as-posicoes/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: