quinta-feira, 15 de março de 2012

QRCode e Livros Didáticos

Como os pequenos códigos em 2D podem ser úteis em livros didáticos? Sabemos que é possível construir um livro utilizando apenas QRCodes. Já apresentei essa ideia aqui: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/03/livro-em-qrcode.html

Mas eles também podem complementar as informações dos livros que utilizamos na sala de aula, com dados atualizados e curiosidades, por exemplo. Sabemos que os livros didáticos são reaproveitados e reutilizados, não só nas escolas públicas, porque nas particulares eles também são repassados para os colegas, parentes e amigos mais jovens cursando anos anteriores.

Que tal construir QRCodes e dar para seus alunos fixarem nos seus livros em determinadas páginas e capítulos. Eles podem acessar essas informações atualizadas com seus dispositivos móveis (laptops educacionais, smatphones, tablets, webcam, etc.) tornando o conteúdo mais dinâmico, tanto na sala de aula como tarefa para casa.

EXEMPLOS DE COMO FAZER...

1) Imagine o capítulo Floresta Amazônica. Crie um QRCode que direcione os alunos ao status mais atual possível do mapa das queimadas na Amazonia. Sempre que uma nova turma acessar esse conteúdo terá informações atualizadas, independente do tempo de uso do livro.

2) Em livros de Geografia esse recurso seria muito útil, já que os dados são constantemente atualizados. Por exemplo, um QRCode permitiria que os alunos acessassem os dados mais recentes de cada país, continente ou região, além de mapas e imagens de satélite.

3) Nos livros de Ciências os QRCodes poderiam apontar para vídeos e simulações de experiências ou sobre o funcionamento do corpo humano - tão difícil de explicar com imagens estáticas. Tem aquele exemplo com a tabela periódica para as aulas de Química que comentei aqui: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/03/qrcode-e-ciencias-tabela-periodica.html

4) As aulas de Arte poderiam ser enriquecidas com códigos que direcionassem os alunos a informações complementares sobre as obras e artístas em estudo. Ou quem sabe até exposições em grandes museus online.

Bem, no Brasil essas ideias só vão ter espaço em escolas onde os alunos tem dispositivos móveis a sua disposição. Mas nos Estados Unidos há diversas experiências nessa área. Confira nos vídeos a seguir, pois vale muito a pena ver o que os alunos estão fazendo com esses quadradinhos:



Outras ideias: http://www.youscan.me/blog/how-to/how-qr-codes-can-be-used-in-education/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: