domingo, 5 de agosto de 2012

Criando wikis na escola

Wiki é um termo proveniente do idioma havaiano, que significa "rápido". Um Wiki é um conjunto de páginas na Internet que qualquer pessoa pode editar e aprimorar; é uma espécie de documento colaborativo. Pode-se editar qualquer página simplesmente clicando na opção "editar". Saiba um pouco mais no vídeo abaixo:



Uma das principais características da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas. A maioria dos wikis são abertos ao público ou pelo menos às pessoas que têm acesso a página, por isso, talvez, ele se tornou uma ferramenta extraordinária para a criação cooperativa de hipertextos.

À primeira vista, todo mundo suspeita que um Wiki rapidamente vai se transformar num verdadeiro caos, isto se não for vandalizado de vez. Nada mais errado, felizmente! Algumas vezes, até pode se encontrar artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos. Existem pressões sociais e normas da comunidade, mas talvez isso apenas não constitua burocracia, pois qualquer pessoa pode fazer as alterações que deseja. Nem o registro de usuários é obrigatório. E as outras pessoas geralmente gostam disso. Não há engarrafamentos, qualquer pessoa entra no site e contribui para o seu progresso. O projeto se auto-policia. A supervisão editorial é mais ou menos paralela às edições, o que acaba sendo muito eficiente.

ENTÃO, para ajudar minha amiga Cris em um projeto com seus alunos do Curso Normal nas aulas de Religião, fui explorar o Zoho Wiki. É uma ferramenta simples e similar a outros softwares populares que costumamos utilizar na construção de Wikis. Segundo o site iGov Explica:
O Zoho Wiki permite fácil manuseio e personalização, espaço de hospedagem ilimitado, e mais recursos que os outros disponíveis na web na versão gratuita. Entretanto, atenção: para cada usuário (cada endereço de email), o Zoho oferece gratuidade para apenas dois wikis. Para um terceiro, requer pagamento.  

Quer saber como ele funciona? Assista ao vídeo abaixo ou leia o tutorial a seguir:


::TUTORIAIS::

http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/wiki-zoho/index.htm

http://igovexplica.wiki.zoho.com/Wiki-passo-a-passo.html 
 
Ideias? Sugestões? Deixe aqui nos comentários:

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: