quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Matemática em quadrinhos

Assistindo ao canal NBR tive a oportunidade de ver a reprise do episódio “Desafio da Matemática em Quadrinhos” da série Caminhos da Escola. O programa apresenta vários exemplos em que os conhecimentos matemáticos aparecem na nossa rotina e apresenta um documentário no qual são mostradas as etapas do desenvolvimento de atividades focadas na resolução de problemas em que se desenvolvem criatividade, trabalho em equipe, espírito de cooperação, tratamento de conflitos e formação de lideranças.

O documentário apresenta um desafio proposto, a partir da sugestão do professor de matemática Gean Pierre da Silva Campo, que consiste em transformar contos do livro “O Homen que Calculava” numa história em quadrinhos.

O desafio foi dividido em três etapas. A primeira etapa envolveu a escolha do conto que envolvia um problema, entre os apresentados no livro citado anteriomente, a adaptação do conto para um tema atual e a resolução do problema apresentado no conto. A segunda etapa consistiu na elaboração do roteiro da história em quadrinhos em que o problema apareceria num novo contexto, de acordo com o tema escolhido na etapa anterior. Na terceira etapa, a produção da história em quadrinhos propriamente dito foi efetivada.

Ficou interessado?
Então confira o plano de aula completo clicando aqui.

E assista abaixo o programa na íntegra:


Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: