quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atividades de arte sobre o inverno

"Inspiração não vem do nada. Num mundo tão saturado de motivações, os estudantes aprendem que é possível produzir algo diferente usando outras obras como referência".
Marisa Szpigel

Os artistas plásticos costumam buscar inspiração nas pinturas e esculturas dos seus colegas. Podemos levar essa prática para a sala de aula através da releitura, lembrando que o aluno não vai "copiar" a obra, mas sim recriá-la dando um toque pessoal e transmitindo uma nova mensagem. Assim como temos interpretações diferentes de um texto visual, existem diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra.


RELEITURAS DE INVERNO

1) Separei algumas obras do pintor Cézanne (clique aqui para saber mais sobre o pintor).


Winter Landscape
Melting Snow at L'Estaque
The Stove in the Studio

The Four Seasons, Winter

2) Apresentei as obras as crianças e conversamos sobre o que elas viam e sentiam. O que essas imagens lembram? Há alguma coisa parecida que conhecemos?

3) Listamos coisas que nos lembram o inverno e são comuns na nossa região, a partir da observação das imagens: fogueira, fogão a lenha, geada, neve (não é comum mas as crianças quiseram incluir), nuvens, vento, fumaça, árvore sem folhas, etc. Posteriormente, realizei atividades de alfabetização com essas palavras.

4) Separamos nos kits de tintas as cores mais parecidas com as utilizadas por Cézanne e trabalhamos com técnicas para aprender a escurecer as cores misturando tons diferentes.

5) A partir da lista de palavras cada criança criou a sua imagem  de inverno, usando tons semelhantes aos do artista, retratando sua interpretação sobre o tema.


6) No pátio da escola, foram feitas fotografias do bairro em um dia frio. Elas se assemelham com as duas primeiras obras apresentadas. Fizemos um exercício de comparação, apontando semelhanças e diferenças entre as obras de arte e as fotografias.

::SUGESTÃO::
Para acompanhar a aula os alunos podem ouvir As Quatro Estações de Vivaldi. Confira outras sugestões do Bloguinfo aqui: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/06/inverno-as-quatro-estacoes-de-vivaldi.html
 

Para saber mais:


>> Recriar dá mais sentido à arte
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/recriar-mais-sentido-arte-424882.shtml


>> Leitura e Releitura: estabelecendo relações
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=7
(Da minha querida colega Isadora Demoliner)

Outros posts sobre o assunto:



1 pessoas deixaram comentários!:

Panting Artist disse...

This is a very beautiful journey for me in the painting world on the internet. Thank you so much