terça-feira, 26 de junho de 2012

Como construir infográficos na escola?

Infográficos são excelentes ferramentas para representar a informação de forma sucinta, explicando as ideias principais através de gráficos, ilustrações, mapas, etc ajudando a entender melhor o conteúdo apresentado. Eu gosto de comparar o infográficos aos bons e velhos cartazes de cartolina, mas numa versão moderna e digital.

MAS COMO VAMOS CONSTRUIR INFOGRÁFICOS NA ESCOLA?

1º) Escolha um tema/assunto e pesquise informações. Selecione o que é realmente relevante para atingir o seu objetivo.

2º) Faça um esqueleto usando palavras, setas, números, etc. Agrupe os dados relevantes e selecione as informações mais importantes para dar maior destaque. Trabalhe como se estivesse construindo um fluxograma, pois isso ajudará a hierarquizar a informação.

3º) Escolha um esquema de cores para "amarrar visualmente" as ideias. Além de transmitir determinadas sensações, as cores podem ajudar ou prejudicar a compreensão do seu conteúdo. E esse é um ótimo momento para estudar sobre cores nas aulas de Arte.

4º) Selecione imagens que ilustrem sua explicação, não meramente decorativas. Pense no que é melhor para explicar sua ideia: mapas, gráficos, fotografias, animações, ícones, etc.

5º) Utilize um programa/software que o ajude a construir seu infográfico. Aqui no blog você encontra algumas sugestões: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/06/construindo-infograficos.html

6º) Lembre de colocar as referências utilizadas na sua pesquisa.

DICAS:

>> Se a informação é poderosa, a forma de transmiti-la deve ser poderosa também.

>> Se o seu infográfico é circular, o conteúdo mais importante, tanto visual quanto factual, deve estar no meio.

>> Se for horizontal, a extrema direita e extrema esquerda são os pontos de início e fim das deduções do leitor, portanto áreas privilegiadas.


IDEIAS:
Se precisar de mais inspiração assista ao vídeo abaixo. E utilize o tradutor se for necessário!



Fontes de pesquisa:

http://cristianosiqueira.com.br/10-ferramentas-gratuitas-infograficos/
http://www.fabulosaideia.com.br/blog/2012/como-criar-um-infografico-poderoso-em-cinco-passos/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: