sábado, 16 de junho de 2012

Ideias sobre o ensino da Arte

O programa Globo Educação de 16 de junho fez uma provocação:

É POSSÍVEL EDUCAR PELA ARTE?

Eu acredito que sim! E tento integrar essa linguagem a todas as atividades que realizo na sala de aula, independente das duas aulas semanais que meus alunos têm com uma professora especializada - que normalmente acontecem de forma integrada ao planejamento da turma.

Muitas vezes o ensino da Arte fica em segundo plano, em detrimento de disciplinas como Matemática e Português, mas fazer arte faz parte da nossa educação, desenvolvendo o senso estético e a cultura. Os PCNs garantem esse espaço no currículo, então como podemos aproveitá-lo?

Confira algumas ideias que podem dar certo na sua escola também:

1) GALERIA DE ARTE HEITOR DOS PRAZERES:
Escola Estadual Ismael Branco - RJ

É um espaço dentro da escola projetado para abrigar as obres de arte produzidas nas aulas dos professores Robson Martins e Graça Mary. A cada dois meses é apresentada uma nova exposição. E o espaço também conta com alunos-voluntários que guiam a visitação. Confira como o projeto funciona aqui: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=764

Veja no vídeo abaixo a inauguração do espaço em 2006:



2) VISITA A EXPOSIÇÕES
CIEP Professora Elza Vianna Fialho

Os alunos do CIEP Professora Elza Vianna Fialho tranformaram as cadeiras fora de uso na escola em arte, inspirados pela obra dos irmãos Campana. Antes de visitar a exposição, o professor falou sobre os artistas e explorou as suas obras. Depois da exposição as crianças criaram suas próprias cadeiras.

Essa é uma excelente ideia: valorizar os artistas locais visitando as exposições no seu município e depois reconstruir as obras utilizando materiais alternativos.

Imagina uma cadeira fofa como essa na sua sala?

Cadeira preferida das crianças
Cadeiras feitas pelas crianças

3) FORMAÇÃO CONTINUADA
Instituto Tomie Ohtake - SP

Sempre há novidades ou novas formas de ver e trabalhar a arte. Uma boa sugestão para quem gosta de estudar são os cursos oferecidos pelo Instituto Tomie Ohtake aos professores. Confira os cursos aqui:
http://www.institutotomieohtake.org.br/inicio/images/EletroCursos2012OKFinal.pdf


E para quem não quer sair de casa para estudar, os cursos online da Saraiva são uma opção: http://saraiva.iesdecursos.com.br/cursos/pedagogia/ensino-de-artes/6173/24

Também vale a visita ao Desenho Tudo: http://www.desenhotudo.com/

GOSTOU DAS IDEIAS?

Assista ao programa na íntegra aqui:
redeglobo.globo.com/globoeducacao/videos/t/edicoes/v/e-possivel-educar-pela-arte-integra/1993477/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: