quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

::A aprendizagem em 2008::


What are your Predictions for Learning in 2008?

ou

Quais as suas previsões para a Aprendizagem em 2008?


Segundo a Suzana, que fez a provocação, "para responder esta questão, proposta pelo Learning Circuits, é necessário ter o despreedimento de dizer coisas que, daqui uns meses, poderão levar a tag 'bobagens'."

Fiquei dias pensando nas minhas previsões... Considerando o trabalho que venho desenvolvendo acredito que:

>> Os programas de inclusão digital serão intensificados. Muitos computadores serão distribuídos às escolas... especialmente por ser um ano eleitoral. Será mera coincidência? Como conseqüência teremos mais alunos conectados e, quem sabe, trabalhando em rede. Professores cada vez mais fazendo uso das TICs em suas aulas.

>> Implementação do projeto piloto UCA - Um computador por aluno - em 300 escolas brasileiras. Eu espero que ele provoque transformações nas formas de ensinar e aprender, na vida dos professores, alunos e na maneira como a sociedade vê o uso das TICs na educação.

>> As metas do Compromisso Todos pela Educação poderão servir para melhorar a qualidade da educação, forçando o poder público a aumentar os seus investimentos na área com a preocupação de obter resultados positivos. O que quero dizer é que podemos sair do 'fazer por fazer' (como muitas vezes acontece) e avançar para uma ação planejada e avaliada, prática nem sempre comum na educação. Acredito que é possível, por exemplo, melhorar os índices de aprovação como conseqüência das aprendizagens ocorridas, não porque a lei manda.

Para fazer suas previsões para as aprendizagens em 2008, no seu blogue, siga as dicas da Suzana Gutierrez (para podermos rastrear todas as previsões):

"Esta foi a questão do mês, proposta por Tony Karrer do Learning Circuits. Proponho aos meus leitores responder, considerando o contexto brasileiro ou, até, regional. Copiem o logo, postem a resposta e linkem a postagem original do Learning Circuits e esta postagem, para criarmos a rede nacional da bola de cristal na educação :)"


Então, quais são as suas previsões para a Aprendizagem em 2008?

Outros posts sobre o assunto:



4 pessoas deixaram comentários!:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Sintian

Que bom que estás participando. Não sei se é cautela, mas poucos se animaram a 'palpita' sobre os rumos da aprendizagem em 2008.

Com as atuais confusões nas licitações dos laptops para o UCA, não sei se as propostas que vinham sendo gestadas (na UFRGS, por ex) vão ter como impactar a aprendizagem nas escolas em 2008.

O ano eleitoral poderá até deixar a coisa em standby por todo ano.

abraços

Sindy disse...

Oi Su

Não sei quanto aos outros, mas eu 'custei' a chegar nestas três idéias. Foi difícil pensar em coisas realmente relevantes! Então pensei em focar no meu trabalho.

Apesar das confusões da licitação do UCA, posso afirmar que a simples 'idéia' de uma escola estar recebendo os laptops já provocou algumas transformações... pelo menos os professores estão preocupados em como vão integrar o uso deste equipamento nas suas aulas, estudando e procurando experiências. Inclusive querendo visitar a escola Luciana de Abreu! Então eu acredito que, mesmo que as máquinas não cheguem, já provocaram alguns 'desequilíbrios' e, quem sabe, algumas mudanças na prática pedagógica.

Sobre ano eleitoral, lembro que em 2004 meu município recebeu 10 laboratórios novos. Será coincidência? Só espero que ela se repita em 2008!!! Afinal, os alunos agradecem!

Mas como vc bem disse, podemos estar correndo o risco de dizer 'bobagens'... então vamos esperar pra ver!!!

Bjs

Marcos disse...

Olá Sintian, li o artigo e achei complicado. Realmente, concordo contigo que só o fato de ver aumentado o acesso de aluno as TIC já é algo positivo. Mas, os educadores precisam "urgentemente" se apropriarem dessas TIC senão será...ou vai continuar um DEUS NOS ACUDA A NOSSA EDUCAÇÃO!!

Sindy disse...

Oi Marcos, você está certíssimo! Se os educadores não se apropriarem do uso das TICs e a incluirem na educação, de nada adiantará ter equipamentos na escola.
No post ::Uso das Tics na Educação:: eu falo um pouco sobre isso. Dá uma comentada por lá! :>
Grande abraço amigo