domingo, 20 de janeiro de 2008

::Jogos Educativos - LeTroca::

Seguindo a série de posts sobre jogos educativos, descobri o LeTroca, jogo online para formação de palavras. Uma verdadeira sopa de letrinhas. Ele testa seu vocabulário propondo a construção de palavras a partir das letras disponíveis.

Pode ser utilizado nas séries inicias e com turmas que tenham dificuldades com vocabulário ou ortografia.

Algumas dicas:

>> Você pode escolher jogar com ou sem tempo. Tudo depende do seu objetivo: que os alunos pensem rápido ou que sejam capazes de construir todas as palavras propostas.

São três minutos para cada jogada. Sugiro que, com crianças pequenas, você jogue sem marcar o tempo.

>> Em COMO JOGAR estão as dicas do jogo. É importante ler antes de começar a jogar para conhecer as regras da brincadeira.

>> O objetivo do jogo é formar o maior número de palavras possíveis. Quanto mais palavras, mais pontos! Mas só valem as palavras listadas naquela rodada.

Muitas tentativas são frustadas pois as palavras sugeridas muitas vezes não estão no banco de dados. Além do jogo não aceitar, por exemplo, nomes de pessoas. Mas é possível encaminhar para o site uma lista com sugestões de novas palavras!

>> É possível escrever usando o teclado ou as letras apresentadas no jogo.

>> Para passar de fase é necessário escrever, pelo menos, uma palavra usando todas as letras. É difícil encontrar a maior palavra em três minutos e formar diversas outras. Por isso é importante ter um objetivo definido: formar mais palavras ou passar de fase.


ALÉM DO JOGO

Além de jogar LeTroca, outras atividades podem ser feitas. Confira as sugestões que eu bolei pensando nas séries iniciais do Ensino Fundamental (mas que podem ser adaptadas para a Educação Infantil e séries finais).

Inclusive há duas sugestões para o pessoal que não tem internet na escola ou para quem quiser construir o jogo com os alunos usando o Editor de Textos (Word ou Writer) ou a Planilha de Cálculos (Excel ou Calc). OBS: Eu montei os jogos usando o GoogleDocs.


Você pensou em outras possibilidades? Deixe-as registradas aqui nos comentários!

Quer receber as atividades em seu email? Entre em contato!

Outros posts sobre o assunto:



3 pessoas deixaram comentários!:

Lilian Baungratz de Oliveira disse...

Olá !!!

Nossa Sintiam, como é bom ver o teu blog, afinal nos ele tem muitas dicas, estava de férias e precisando me atualizar. Logo começam as aulas e temos que nos mexer.
Obrigada pela colaboração maravilhosa que tu nos dá.

Sindy disse...

Lilian
Obrigada pelas belas palavras!
Fico feliz em saber que o Bloguinfo é útil e pode contribuir com nosso trabalho!
Grande abraço

Anônimo disse...

OI PESSOAL, PARABÉNS PELO BLOG, E TAMBÉM POR RECOMENDAR O JOGO "LETROCA!", AQUI NA LAN HOUSE CALANGO X O PESSOAL SE AMARRA, VAMOS ATÉ FAZER UM CAMPEONATO!
TEM COMO JOGAR LETROCA ON LINE?
ABRAÇOS DA CALANGO X