domingo, 27 de janeiro de 2008

::Sobre comentários nos blogs::


Você já pensou em deixar seu telefone desligado
para que ninguém entre em contato?

Sim! Então desabilite a opção de comentários do seu blog!

Ainda na apresentação sobre "Algumas possibilidades didáticas da Internet", da blogfessora Ana Ovando encontrei esta tirinha. Com muito bom humor, ela justifica o porquê de comentarmos nos blogs.

A possibilidade de interação através dos comentários é o que me faz ter um blog, e não um site. Não que um site não possa ser interativo, mas os blogs já vem "prontos" para isso. É através dos comentários que podemos, verdadeiramente, criar redes com pessoas que compartilham dos mesmos interesses, que concordam e discordam das suas idéias, com as quais podemos aprender e trocar muitas informações.

Mas porque há tão pouca interação no universo edublogueiro?
Será que os professores optaram por deixar seus 'telefones' desligados?

Outros posts sobre o assunto:



5 pessoas deixaram comentários!:

Anônimo disse...

Olá Sintian!

Nãso tenho certezas, mas acredito que a pouca conversação no universo blogueiro se dá porque os porfessores ao descobrirem os blogues, o fazem como ferramenta de escrita!

Perdem de vista que o mais importante nos blogues são as conversações...

Quando alguém comenta num blogue e não recebe um feedback do autor do blogue, tende a cada vez mais comentar menos!

Mas acho que o hábito de estender e participar das conversações nos blogues é algo que pode vir com o tempo e com exemplos!


bjs

Anônimo disse...

Opa Sintian!

Esqueci de falar uma coisa... moderação prévia dos comentários é algo que inibe as conversações!

bjs

Sindy disse...

Certo Sérgio! Entendi a dica!!! Heheh
Só para me justificar, eu deixei a moderação ativada pois assim me obrigo a responder os comentários assim que os libero! Sei que dá para fazer depois... mas foi uma rotina que eu criei!!! Mas vou liberar e ver como eu me comporto...

Agora, sobre suas considerações, realmente num primeiro momento o blog encanta pela facilidade de publicação. Na verdade, foi por isso que eu comecei a blogar em 2004 - dava muito menos trabalho do que construir uma página. Mas imediatamente me encantei com a possibilidade de interação, de criar redes e com as aprendizagens possíveis.

Sei que a maioria dos professores não gosta muito de escrever e muito menos de se 'expor', porque o que publicamos fica registrado para o mundo... Porém, não desisto desta batalha... concordo que com o tempo e com exemplos as coisas tendem a melhorar. Por isso escolhi a tirinha acima!

Bjs

Anônimo disse...

Opa Sintian!

Você pode habilitar o blogger para te enviar um e-mail sempre que alguém comenta... daí você segue com a tua rotina.. :-)

Sindy disse...

Só para comentar... a opção de recebimento de emails dos comentáris já está ativada, mas veja quanto tempo eu levo para responder??? Vou sempre deixando para depois... Tenho que reavaliar minhas rotinas no computador!!!
Abçaum