segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Twister Matemático

Você conhece o Twister, aquele jogo com círculos coloridos que a gente se contorce inteiro para brincar? Se quiser aprender a jogar, visite este post no Educandário, Explicando o Twister.

Pensei em uma adaptação para a matemática. Estou fazendo um tapete com TNT (2m x 2m) e pintando os círculos (10cm) numerados. No lugar da roleta, vou construir três dados: um numerado, outro com as cores e um com as partes do corpo que fazem parte da brincadeira (pé direito, pé esquerdo, mão direita, mão esquerda).

A ideia é dividir a turma em dois grupos: enquanto um joga os dados o outro brinca no tapete. A regra é simples: joga-se os dados e se faz o que eles mandam. Por exemplo: pé direito no circulo azul número 5; mão esquerda no circulo roxo número 2; seguindo até que as crianças desistam ou não consigam realizar o desafio proposto. Caso duas crianças sorteiem a mesma 'casa' terão que dividir o espaço.

É uma ótima opção para a Hora do Brinquedo, especialmente porque nem todas as crianças levam brinquedos para a escola (no meu caso). Além de trabalhar noções de cores, lateralidade, equilíbrio, coordenação motora, compreensão corporal, sequência numérica, ...

PS: Ainda não sei com que turmas irei trabalhar em 2009 (só dia 25/02), mas como entre as minhas opções estão os pequenos do 1º ano já estou buscando sugestões, pois é com eles que quero ficar! Me desejem sorte!!!

Outros posts sobre o assunto:



4 pessoas deixaram comentários!:

Denise Matos disse...

Olá, tudo bem?! tem um selo/prêmio para você no meu Blog.
Prêmio "Olha que blog Maneiro!"
abraços!

Anônimo disse...

Sintian
Como sempre seu blog está 10!
Tem um presente para seu "blog de ouro" lá no meu cantinho...beijos, Má

Anônimo disse...

esse BLOG É OTMO vou fazer esse jogo do twister com meus alunos
va la no meu blog para ganhar seu premio !!!!
kkkkkkkkkkk
eu nao tenho blog!!!
RSRSSRSRSRSRS

Anônimo disse...

Oi... Eu estava pensando em fazer com os meninos da minha escola o jogo de twister mas que envolve se a matemática um pouco mais diretamente pois a oficina que eu dou e de jogos de matemática, foi quando eu acho o seu blog e adoreiiii, você esta de parabéns