sábado, 6 de junho de 2009

Atividades com Material Cuisenaire - Parte 1

Adoro trabalhar com o material cuisenaire. As barrinhas coloridas criadas pelo professor belga Georges Cuisenaire são ótimas para trabalhar com as noções básicas de matemática.

Como na escola só temos um jogo com as barrinhas de madeira, eu construi vários kits utilizando EVA:

10 barras brancas,

6 barras vermelhas,

4 barras verde-claras,

4 barras lilases,

3 barras amarelas,

3 barras verde-escuras,

3 barras pretas,

3 barras marrons,

3 barras azuis,

3 barras laranja.


Comecei com o JOGO LIVRE. Deixei as crianças explorando o material e montando figuras com as barras. Veja alguns exemplos:





Depois foi a vez do JOGO DO TRENZINHO:

1) Formar um trem usando barrinhas da mesma cor;
2) Com duas cores;
3) Com três cores;
4) Formar um trem com 10 vagões (10 barrinhas);
5) Formar um trem com 10 vagões de cores diferentes;
6) Colocar as 10 cores diferentes em ordem (apresentar para a turma).

Todas as situações foram exploradas oralmente, observando as semelhanças e diferenças, qual o maior e o menor,... Depois as construções e descobertas foram registradas:


As atividades continuam e renderão novos posts.

Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

Professora Daniane disse...

Sintian, querida!

Parabéns pelo blog, está rico em sugestões de atividades e demonstra toda a dedicação que tem pelos seus alunos.
Também sou professora de 2º ano na cidade de Canoas - RS, gostaria de confeccionar o material cuisenaire com meus alunos em 2010. A dúvida: você marcou as barrinhas com as unidades ou as deixou inteiras, sem marcações? Obrigada por dividir suas ideias! Abraços!

Daniane Teixeira daniane_teixeira@yahoo.com.br

Sindy disse...

Olá Daiane

Desculpa a demora em responder, mas estava de férias e só agora retomei minhas atividades online!

Respondendo sua dúvida eu faço dos dois jeitos:
tenho o material confeccionado em EVA, logo sem marcação. As crianças brincam muito com ele até começar a fazer a relação com as quantidades.
Também deixo um cartaz de EVA exposto na sala com as barrinhas (gigantes) sem marcação e na ordem crescente, para quando surgir dúvidas as crianças terem autonomia de descobrir qual é o número correspondente.

O material de papel eu faço com as unidades marcadas, para facilitar a vida dos pequenos e ajudar na construção do conceito de quantidade. Com o tempo ele memorizam as cores e quantidades correspondentes.
Quando vou confeccionar com as crianças entrego um quadrado de 10x10. Vamos recortando e pintando - dá trabalho, mas é muuuito interessante.

Espero ter ajudado
Abraços
Sintian