quinta-feira, 1 de abril de 2010

Jogo sobre a dengue

Depois de trabalhar sobre a dengue com meus alunos do 5º ano (veja aqui como) organizamos um texto coletivo com as principais informações. Para acessar o texto e utilizá-lo com seus alunos, clique aqui e faça o download.

A partir do texto coletivo construimos um jogo no estilo "tapa-tapa". Elaboramos perguntas com as informações mais relevantes e confeccionamos cartões com elas. Para acessar as perguntas e fazer download clique aqui.

Elaboramos as regras antes de começar a jogar. Em grupos com quatro componentes os alunos deveriam se dividir em duplas. Um seria o juiz para marcar os pontos e controlar quem deveria responder. Outro teria que ler as perguntas. A outra dupla teria que "bater" com as "mãozinhas mata moscas" (compradas em lojas de R$ 1,99). Aquele que acertasse a resposta marcaria um ponto. O jogo prosseguiu até todos os componentes participarem.

Além de divertido, o jogo foi muito instrutivo. No final, todos ganharam um livro de passatempos sobre a dengue distribuído pela Fundação Educar da DPascoal.

Veja o material necessário - que pode ser substituído por mata-moscas comuns e até as próprias mãos das crianças:


E veja a concentração dos alunos...

Seguem alguns materiais de apoio para a construção do texto coletivo - usamos as versões impressas disponíveis na biblioteca da escola:



Para saber mais, clique aqui.

Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

Grupo Congá disse...

Dever de toda a sociedade!
Abraços fraternos!

ladja disse...

Que legal!!!Adorei a criatividade e o serviço de saúde pública... Parabéns.