quinta-feira, 19 de julho de 2012

Atividades sobre a Tocha Olímpica - Parte 1

A Tocha Olímpica é um dos símbolos mais marcantes da olimpíadas e há muita história nesse ritual. Segundo o Comitê Olímpico Internacional, a chama representa “os valores positivos que o homem sempre associou ao fogo”. Para garantir sua pureza, a chama é acesa com a reflexão de raios solares por um espelho.


VAMOS PESQUISAR MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO?

Você já se perguntou como tudo começou? Organize uma pesquisa com seus alunos, comparando as diferentes versões que estão disponíveis na internet:

Revista Veja
http://veja.abril.com.br/blog/olimpiadas/londres/chama-olimpica-e-acesa-na-grecia/

Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chama_Ol%C3%ADmpica

HowStuffWorks
http://esporte.hsw.uol.com.br/tocha-olimpica1.htm

Guia interativo mostra a história das tochas olímpicas
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/01/120112_guia_tocha_olimpica.shtml


Segundo a Wikipédia:
A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez ocorreu uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim.


::Sugestão::

Depois de pesquisar, os alunos podem encenar a história da origem da tocha olímpica. As dramatizações podem ser filmadas e publicadas no YouTube.

VEJA TAMBÉM:

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: