domingo, 26 de novembro de 2006

::Acesso a Internet no Brasil::

O Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgou à imprensa os dados que fazem parte da "TIC Domicílios 2006", a primeira etapa da 2ª pesquisa sobre uso da tecnologia da informação e da comunicação no Brasil.

Segundo a pesquisa, cerca de 54% da população brasileira nunca usou um computador e 67% nunca navegou na internet.

Ainda, 57,25% dos entrevistados nunca utilizaram a internet porque não têm computador em casa, 50,64% não sabem usar computador, 44,12% não têm necessidade ou interesse e 22,40% não têm habilidade com a internet.

Aí eu pergunto:

>> Como criar a necessidade e o interesse pelo computador?
>> Se tenho a necessidade e o interesse, como vou aprender a usar o computador? E desenvolver a habilidade de usar a internet?
>> Como oportunizar o acesso aos computadores?
>> Como facilitar a compra de computadores, a preços ainda mais populares?

De uma forma geral, os dados da pesquisa apontam que fatores socioeconômicos no Brasil ainda são os principais determinantes do acesso às tecnologias da informação.

"Com os resultados, esperamos fornecer informações estratégicas para impulsionar o desenvolvimento da rede, garantindo o acesso da população a esta importante infra-estrutura e aos serviços e benefícios oferecidos", explica Santanna, conselheiro do CGI.br.

Em relação aos dados do ano passado, houve um acréscimo de mais de 2 milhões de domicílios com computadores (8,1 milhões de pessoas a mais), e quase 1,5 milhão a mais de casas com acesso à internet (7,5 milhões de pessoas a mais). Ao todo, cerca de 70 milhões de brasileiros já tiveram acesso a algum computador (45,7% da população) e aproximadamente 51 milhões à internet (33,3% da população).

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.
Para visitar os dados da pesquisa, clique aqui.

Fonte: Folha Online

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: