sexta-feira, 3 de novembro de 2006

::Portfólio::

Encontrei algumas considerações interessantes no Blog da Miriam.

Ela faz referências a duas palestras excelentes que assistiu: O portfólio como experiência inovadora na educação de Fernando Hernandez, e O portfólio eletrônico no Ensino Médio: análise de uma experiência de inovação de Juana Sancho. O professor Fernando Hernandez fez uma explanação teórica e a professora Juana Sancho nos apresentou e analisou alguns portfólios eletrônicos.

>> Anotações da palestra "O Portfólio como experiência inovadora na educação":

"A utilização de portfólios teve sua origem em um debate teórico, influenciado pelo construtivismo, nos anos 80. Se discutia a impossibilidade de haver uma avaliação condutivista dentro de uma aprendizagem construtivista. Uma contradição que não poderia permanecer e era necessário se encontrar uma alternativa aos testes de múltipla escolha. Era necessário se encontrar algo que desse conta da aprendizagem e que não fosse uma fotografia, mas que fosse um filme."
Leia mais...

>> Anotações da palestra "O portfólio eletrônico no Ensino Médio: análise de uma experiência de inovação"

Efeitos das TICs:
-> alteram a estrutura de interesses ou as coisas nas quais pensamos.
-> mudam o caráter dos signos ou as coisas com as quais pensamos.
-> modificam a natureza da comunidade ou a área na qual pensamos.
Leia mais...

No Wiki do Cecace (Centro de Estudios sobre el Cambio en la Cultura y la Educación do qual os dois educadores fazem parte) há uma série de links interessantes sobre portfólios e e-portfólios.

Fonte: Blog da Miriam

Outros posts sobre o assunto:



1 pessoas deixaram comentários!:

Miriam Salles disse...

Olá Sintian!
Que legal você ter colocado essa referência no seu blog!
Uma pena que os endereços que a professora Juana nos passou não estão "funcionando" ou eu anotei errado... de qualquer forma, enviei um email para ela pedindo os links. vale a pena conhecer alguns dos portfólios que ela mostrou na palestra. Principalmente os que utilizam blogs.
Um abraço
Miriam