terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atividades sobre Super-Heróis

Quais são os Super-Heróis preferidos dos seus alunos?

Super-heróis, seres imaginários de capa e espada ou simplesmente com algum poder extraordinário fazem parte da vida das crianças. Para a psicóloga Rosely Sayão, "jogos de faz de conta, criações, invenções, tudo isto faz parte dessa fase. Isto ajuda a criança a recolocar suas angústias perante o mundo."


1) PESQUISANDO...

Faça uma enquete com seus alunos e descubra quais são os personagens preferidos dos alunos. Construa cartazes com as informações em tabelas ou gráficos. Ilustre com desenhos ou gravuras recortadas de gobis e revistas.

2) VALORES...

Quais são as principais características dos super-heróis? Faça uma lista com os valores mais importantes para as crianças: coragem, força, inteligência, etc. Explore esse tema com as crianças, enfatizando os aspectos positivos da personalidade que poderão servir de exemplo para os pequenos.

3) VÍDEOS e ANIMAÇÕES...

Assista a vários vídeos, quem sabe selecionados pelas crianças. Valorize a diversidade, para agradar meninos e meninas por exemplo. A animação da Turma da Mônica a seguir pode gerar muitas atividades.



4) FOTOGRAFANDO...

O Projeto Heróis Urbanos da fotógrafa Katia Arantes que mistura os pontos turísticos da cidade de São Paulo com bonecos de famosos super-heróis dos quadrinhos, games e filmes pode servir de inspiração para esse trabalho. Com os bonecos dos alunos crie cenários e fotografe. Depois organize uma exposição (quem sabe virtual) com os super-heróis das crianças em situações inusitadas. Veja algumas sugestões:


5) FESTA A FANTASIA...

Depois de tudo isso, quem sabe você organiza uma festa a fantasia? E fotografa as crianças em poses semelhantes as dos seus super-heróis preferidos? Muitas atividades poderão ser feitas com essas imagens usando um EDITOR como o Paint, Gimp,... ou o que estiver disponível no seu computador.

::SAIBA MAIS::

>> Os super-heróis e o apego na infância
http://primeirainfancia.org.br/?p=8006

>> A influência dos heróis na vida das crianças
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI69414-15151,00-A+INFLUENCIA+DOS+HEROIS+NA+VIDA+DAS+CRIANCAS.html

>> Pelo direito à fantasia
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI181790-15151,00-PELO+DIREITO+A+FANTASIA.html

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: