quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia do Trabalho

http://sr.photos2.fotosearch.com/bthumb/
CSP/CSP719/k7196554.jpg
No Dia do Trabalho aproveito para compartilhar uma dica de @NOVA_ESCOLA: o que mudou historicamente nas relações de trabalho?

Nas aulas de História é possível perceber que a dinâmica do trabalho nem sempre funcionou da forma como conhecemos e vivenciamos nos dias de hoje. A dica da @NOVA_ESCOLA pretende ensinar como eram as relações sociais em diversas épocas ajuda a entender em quais aspectos a concepção de trabalho mudou. Uma boa forma é aproveitar conteúdos considerados clássicos da disciplina que fazem parte do currículo de 6º e 7º anos: Roma e Grécia antiga e Idade Medieval.

Ficou interessado? Leia mais aqui:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/como-homens-trabalham-683007.shtml

ORIGEM DA DATA:

O Dia do Trabalho - Em 1º de maio de 1886, norte-americanos saíram às ruas de Chicago por melhores condições de trabalho. Eles reivindicavam a redução da jornada de 13 para oito horas, salários mais altos, descanso semanal remunerado e férias anuais. No mesmo dia, aconteceu uma greve geral no país. Os conflitos entre os manifestantes e a polícia se intensificaram: oito operários morreram e vários foram presos. Alguns, acusados de liderar as manifestações, foram julgados e sentenciados à morte. Três anos depois, a data foi oficializada internacionalmente como o dia que representa as conquistas dos direitos dos trabalhadores. No Brasil, é comemorada desde 1925.

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: